27/09/21 11h53

Ramal ferroviário da Randon em Araraquara vai favorecer a logística da empresa em Sumaré

Companhia de Implementos mantém parceria estratégica para montagem de vagões ferroviários

Tribuna Liberal

A Randon Implementos inaugurou a ampliação de seu parque fabril e lançou a pedra fundamental de um ramal ferroviário próprio em Araraquara, o que vai contribuir para melhorar a logística do transporte de materiais para Sumaré. A empresa vai investir mais de R$ 40 milhões.

Segundo a companhia, mantém parcerias estratégicas em Sumaré, para montagem dos vagões ferroviários, produzidos em suas unidades industriais de Caxias do Sul (RS) e Araraquara (SP). Os componentes são transportados por meio rodoviário até um centro de montagem, junto à linha férrea da concessionária Rumo Logística. 

Na última semana, a empresa lançou a pedra fundamental de um novo ramal ferroviário próprio no seu parque fabril instalado em Araraquara, que deve ficar pronto em 2023. Além da montagem dos vagões, Sumaré também conta com uma distribuidora que comercializa os produtos fabricados pela empresa. 

“Com esse investimento planejado, com previsão de conclusão em 2023, será possível uma maior eficiência logística, no deslocamento dos vagões produzidos pela unidade diretamente na linha regular de transporte. Ao todo, o ramal terá cerca de 1,5 quilômetro de extensão e servirá também como um buffer para armazenamento dos vagões produzidos, antes da rodagem deles na linha férrea”, trouxe nota da empresa. 

O presidente da empresa, Daniel Randon, disse, no site, que o transporte hoje é feito por rodovia, o que exige complexa logística. Os implementos são levados até Sumaré, onde são montados em um galpão, num percurso total de 150 km. 

“Esse movimento prepara a companhia para alcançar objetivos ainda maiores, promovendo aumento da eficiência logística na entrega de produtos, ampliando os níveis de competitividade em nossa atuação no Brasil e reforçando a busca por um crescimento sustentável”, reforçou o vice-presidente executivo e COO das Empresas Randon, Sérgio L. Carvalho, no site da empresa. 

CAPACIDADE 

Com as melhorias de infraestrutura realizadas em Araraquara, a área construída passou de 29 mil para 42 mil metros quadrados e aumentou em 80% a capacidade instalada. A ampliação do pavilhão principal proporcionou uma otimização das linhas fabris com incremento de equipamentos e aprimoramento do fluxo produtivo. Além disso, novas instalações para as áreas internas de logística, de expedição, de atendimento a clientes e fornecedores e de convivência para colaboradores foram agregadas ao complexo. Também foi reformulado o pátio de produtos prontos, que passa a contar com espaço para armazenar 350 itens já finalizados. 

O grupo também atua, entre outros, nos ramos de autopeças para caminhões, ônibus, reboques e máquinas agrícolas, usinagem, seguro, banco e consórcio, além de tecnologia por meio da Randon Tech Solution, unidade de aceleração e desenvolvimento de automação. 

fonte: https://tribunaliberal.com.br/?p=52106