Radar brasileiro localiza destroços do jato da Gol
Gazeta Mercantil - 31/10/2006
Uma aeronave civil equipada com um dos mais modernos radares do mundo, produzido em São José dos Campos, sobrevoou a área da queda do Boeing 737, da empresa Gol. O equipamento produzido pela Orbisat consegue obter imagens precisas das partes do avião que até agora estão sem localização pelos processos convencionais. Ontem, peritos e técnicos avaliaram o material obtido em cinco horas de vôo na região e as informações serão mapeadas e remetidas ao Ministério da Defesa. O objetivo é localizar as partes que ainda restam da aviação da Gol no meio da floresta amazônica e fornecer mais subsídios às investigações do acidente , ocorrido no último dia 29 de agosto. Essa tecnologia é 100% nacional, assim como a empresa OrbiSat. Ela investiu US$ 4,6 milhões para desenvolver esse aparelho, que é o primeiro radar de mapeamento para uso civil já construído no mundo. A empresa pertencente ao pólo aeroespacial do Vale do Paraíba paulista é especializada em obter imagens da superfície do planeta por meio de radar. Essa experiência a levou a desenvolver um sistema aerotransportado, denominado OrbiSAR-1, que foi utilizado nesta operação de busca pelos destroços do Boeing 737. Segundo a fabricante, qualquer avião pode usar o OrbiSar-1 e ter uma imagem perfeita do solo, mesmo que haja nuvens no local. A tecnologia empregada é conhecida como Radar Interferométrico de Abertura Sintética (InSar). Isto permite a obtenção de informações geográficas de maneira rápida, precisa e econômica. Esse tipo de tecnologia de radar consegue definir os contornos do solo, funcionando tanto a noite como durante o dia, ou mesmo sob forte tempestade. As câmeras de satélites de sensoriamento remoto, de modelos convencionais, não conseguem imagiar a superfície diante destes fenômenos naturais. Outra vantagem do radar é oferecer a imagem orto-retificada, isto garante uma alta confiabilidade nos modelos dos terrenos, principalmente com muitos acidentes geográficos. O equipamento fornece tanto a medida da altura de uma árvore em relação ao solo, como a topografia real do terreno.