13/08/08 11h54

Química Amparo lança sabão com apelo ecológico

Valor Econômico – 13/08/2008

Na manhã de segunda-feira, a Química Amparo, dona da marca Ypê, reuniu a equipe de vendas em dois endereços, em Curitiba e São Paulo, para apresentar sua nova arma no mercado de sabão em pó. Após dois anos de pesquisas, que custaram R$ 5 milhões (US$ 3,18 milhões), a empresa criou um produto livre de fosfato, componente que, ao chegar aos rios após a lavagem de roupas, acelera o desenvolvimento de plantas e afeta o ecossistema aquático. Com o apelo ecológico e nova fórmula, a fabricante, que adotou a marca Tixan para atuar no segmento intermediário, vai usar o nome Ypê para disputar o de alta performance, no qual estão o Omo, da Unilever, e o Ariel, da Procter & Gamble. O lançamento está sendo produzido em uma nova fábrica, em Amparo (SP), cujo investimento não é revelado. No domingo, a empresa levará ao ar em todas as redes de televisão uma campanha publicitária que mostrará peixes, água e, claro, roupas brancas. "Cada vez mais percebemos que as pessoas estão preocupadas com o meio ambiente", afirma o diretor-geral, Waldir Beira Júnior. Foi ele quem repassou aos vendedores que estão na capital paranaense as informações que serão apresentadas aos varejistas e consumidores. "Esse produto requer uma explicação técnica mais detalhada", diz. O sabão em pó deve chegar ao consumidor por preços que vão de R$ 4,60 (US$ 2,93) a R$ 5 (US$ 3,18), cerca de 15% mais caro que o Tixan. Com o sabão em pó Ypê, a Amparo pretende conquistar 5% do mercado em até dois anos. Com a marca Tixan, que atualmente conta com uma fatia de cerca de 10%, a empresa levou três anos para chegar aos 5%. Hoje o Tixan é feito na unidade que a Amparo possui em Salto (SP) e o executivo garante que as vendas do produto continuarão crescendo, para ganhar um pedaço maior do segmento, que movimenta perto de R$ 3 bilhões (US$ 1,91 bilhão) por ano. Beira Júnior diz que a Amparo manterá a estratégia de crescer organicamente, mas está "atenta a oportunidades" de adquirir concorrentes. Segundo ele, as propostas que chegam têm sido analisadas. Foram quatro propostas no ano e todas foram descartadas.