08/02/13 14h27

Qualcomm está à procura de empreendedores brasileiros

Brasil Econômico

A Qualcomm Ventures é um braço da Qualcomm, fabricante de chips, e acaba de chegar ao Brasil à procura de ideias inovadoras no segmento de internet. O objetivo é encontrar projetos locais que ajudem a tornar "a internet móvel mais interessante e ágil", de acordo com Carlos Kokron, executivo escolhido para dirigir a Qualcomm Ventures na América Latina.

Neste ano, pela primeira vez os projetos da América Latina foram incluídos no prêmio QPrize, promovido todo ano pela multinacional. Com isso, a brasileira Zoop ganhou um aporte de US$ 100 mil e irá disputar a fase final do concurso, de olho no prêmio de US$ 150 mil. "Na metade do ano vamos iniciar uma nova edição do prêmio", afirma Kokron.

Segundo ele, a primeira edição com participação da América Latina teve mais de 500 projetos inscritos, sendo 30% do Brasil. Para ele, a brasileira Zoop, que trabalha com uma plataforma de baixo custo de pagamento móvel, tem chances de sair vencedora na fase mundial. "Após o prêmio, alguns investidores já se interessaram no projeto", conta.

Kokron explica que áreas como games, vídeos e colaboração estão no foco da empresa no Brasil. A Qualcomm Ventures foi criada em 2000 com capital inicial de US$ 500 milhões para fazer investimentos estratégicos em empresas de tecnologia em fase inicial. Atualmente, investe em 88 companhias com foco em internet móvel. "Queremos que esta área cresça cada vez mais rápido. Algumas empresas da carteira estão ativas há oito anos, a ponto de serem compradas ou fazer IPO" afirma o executivo.

Além do investimento, as empresas da carteira recebem acesso a novas tecnologias e a atores importantes do mercado de mobilidade, como fabricantes de equipamentos e operadoras, parceiros da Qualcomm. Segundo a empresa, os aportes feitos até hoje variam de US$ 500 mil a US$ 5 milhões.

Mercado

O interesse da Qualcomm em fomentar a internet móvel vem do fato de ser uma das principais fornecedoras de chips para smartphones no mundo. Nos últimos meses a companhia tem visto empresas como a Intel acirrarem a disputa neste mercado com uma série de lançamentos voltados para celulares inteligentes.

Mesmo com a concorrência começando a se movimentar, a Qualcomm superou as expectativas deWall Street para seu resultado no primeiro trimestre fiscal e aumentou suas metas financeiras para 2013 devido à crescente demanda por smartphones e serviços de conexão sem fio de alta velocidade. A receita avançou para US$ 6,02 bilhões, contra US$ 4,68 bilhões no mesmo trimestre de 2011.

No Brasil, a empresa está montando um centro de pesquisas e desenvolvimento voltado para tablets. O objetivo principal é estimular o desenvolvimento de fabricantes locais deste segmento no país. Os primeiros projetos devem ficar prontos neste ano.