11/10/16 15h21

Qiwi investe R$ 35 milhões para expansão rápida no Brasil

UOL

Com mais de 170 mil pontos distribuídos mundialmente e responsável por quatro bilhões de transações anuais, a Qiwi, multinacional que estreou as suas atividades no Leste Europeu e se espalhou pelo mundo – atuando em soluções de pagamento – projeta forte crescimento em todo o território brasileiro, com investimento inicial de R$ 35 milhões.

“Decidimos desembarcar em solo brasileiro, trazendo a nossa tecnologia como aliada na redução de filas e aumento da produtividade”, avalia o CEO da Qiwi no Brasil, Paolo Chiarlone.

Serão R$ 15 milhões investidos na implantação de mais de 1.000 terminais de autoatendimento e serviços de pagamento dos mais diversos. A multinacional também conta com aporte de capital de R$ 20 mi para o crescimento rápido da operação até o final de 2017. A intenção é melhorar a infraestrutura e qualidade de vida dos milhões de usuários de transporte coletivo em todo o país bem como criar na população o hábito de utilizar com frequência o veículo coletivo a fim de reduzir o congestionamento diário – causado pelo transporte individual.

Neste cenário, a expectativa é faturar R$ 30 milhões até o final de 2016 e, com os contratos já fechados e negociações em andamento, a expectativa é fechar 2017 com um faturamento bruto na ordem de R$ 800 milhões.

O projeto de expansão é também focado no varejo, com a instalação de equipamentos de venda assistida (PoS) para a recarga do cartão de transporte, com o objetivo de reduzir as longas filas nos postos de recarga de transporte das grandes capitais. São diversos serviços oferecidos por meio dos terminais de autoatendimento como recarga do cartão de transporte, de celular e compra de créditos em jogos. O usuário também poderá realizar doações, compra de ingressos, entre outras facilidades.

Outra novidade da multinacional é o lançamento do Qbus como mais uma opção de recarga de transporte. O Qbus é um terminal de autoatendimento, que aceita cédulas e moedas. A solução foi preparada exclusivamente para ser instalada dentro dos ônibus.

“Em um país em que mais de 40% da população não é bancarizada, a nossa solução de recarga tem o objetivo de prover atendimento adequado e facilitar o dia-a-dia do público que utiliza transporte diariamente”, declara Fabio Kutchukian, diretor de negócios da Qiwi no Brasil. Além de ser credenciada pela SPTRANS e RIOCARD, a Qiwi já está integrada com os principais sistemas de bilhetagem do país e já iniciou a sua rede de recargas em São Paulo, Rio de Janeiro e Ribeirão Preto.

A escolha de expandir as operações para o Brasil não foi por acaso. Há dois anos, a multinacional analisa o mercado e o potencial de crescer dentro do setor que está envolvida. Em meio aos megaeventos como a Copa do Mundo, Olímpiadas e, agora, com os jogos envolvendo os atletas paralímpicos, houve um crescimento exponencial de pessoas se locomovendo de ônibus, metrô ou trem.

Levantamento da prefeitura destaca que foram 53 milhões de usuários transportados, englobando expectadores e passageiros usuais só no Rio de Janeiro. Somente na Grande São Paulo, mais de 50% dos deslocamentos são feitos via transporte coletivo e os aportes chegaram a mais de R$ 8 bilhões destinados à mobilidade urbana.

Essas análises, atreladas à mudança de hábito da população em relação ao uso do transporte, tornaram possível a expansão da Qiwi em solo brasileiro. “Apesar de a infraestrutura ainda ser muito carente, o impacto na mentalidade da população foi positivo, pois desmistifica que o transporte é voltado para classes menos favorecidas. No mundo, o veículo coletivo faz parte do dia-a-dia das pessoas e queremos trazer esta filosofia de vida para o Brasil”, finaliza Chiarlone.