03/09/08 14h09

Puma lança linha mais cara e dobra rede até 2011

Valor Econômico - 03/09/2008

De olho num público de gosto sofisticado, apaixonado pelo estilo "sport fashion" e com dinheiro no bolso, a Puma lança esta semana no Brasil sua linha mais cara e planeja dobrar sua rede de lojas até 2011, chegando a 30 unidades. Batizada de The Black Label, a linha premium é subdividida em quatro coleções: Black Label, que reúne os tênis mais sofisticados e clássicos da marca; Rudolf Dassler, com vestuário e acessórios de inspiração vintage; Alexander McQueen, com calçados com linhas orgânicas desenhados pelo estilista inglês; e Mihara Yasuhiro by Puma, com tênis e acessórios supermodernos criados pelo designer japonês. Por se tratar de uma linha mais cara - os calçados começam custando cerca de R$ 500 (US$ 307) e podem passar de R$ 1 mil (US$ 613) - ela terá distribuição restrita no país. Apenas quatro das 14 lojas que a Puma tem no Brasil receberão os seus produtos (as lojas dos Jardins, Shopping Iguatemi e MorumbiShopping, em São Paulo, e uma loja do Rio de Janeiro, a ser definida). A Puma também está fechando a comercialização dos produtos Black Label em lojas multimarcas focadas em grifes de luxo, caso da Avec Nuance, de Brasília. "Ainda estamos definindo os outros pontos-de-venda", diz Audrey Vargas Lustig, responsável pela Black Label, no Brasil. Mas a idéia é ter a linha Black Label em dez multimarcas até o ano que vem. Os planos para o mercado brasileiro são de crescimento. Até 2011, a empresa pretende dobrar sua rede de lojas e chegar a 30 unidades. Segundo João Luis de Castro, gerente-geral da Puma, no Brasil., a grife deverá fechar o ano com R$ 250 milhões (US$ 153,4 milhões) de faturamento bruto - um crescimento de 60% em relação a 2007. A Puma entrou no mercado nacional por meio de contrato de licenciamento com a Vulcabrás, nos anos 1990. Desde 2002, mantém subsidiária no Brasil e produz cerca de 20% dos produtos no país, entre itens de calçados e vestuário. O Brasil é o primeiro país da América Latina a receber a linha completa da Black Label, importada da Itália. A América Latina responde por 10% do faturamento global da Puma, que foi de 2,7 bilhões de euros em 2007.