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Puket estréia em calçados e espera dobrar faturamento

Valor Econômico - 02/06/2008

A fabricante IMB Têxtil, dona da marca Puket, passou os últimos 20 anos produzindo meias, pijamas e lingeries, ou seja, peças para serem usadas debaixo das roupas, em casa, ou escondidas nos calçados. Com o sucesso de suas estampas e design, a Puket decidiu aparecer mais: começa a investir este ano em calçados e em moda praia. A grande aposta da empresa é uma linha de sapatilhas coloridas, produzidas com solado de borracha e um tipo de tecido semelhante ao utilizado em meias. "Investimos R$ 2 milhões (US$ 1,23 milhão) no desenvolvimento desse calçado. Foi o nosso maior investimento em um tipo de produto, que levou dois anos para ser criado", disse Claudio Bobrow, fundador e sócio da Puket, ao lado de seu irmão, Adolfo. Ele acredita que em 2010 a empresa estará comercializando 1 milhão de pares do novo sapato, que chega ao mercado no próximo dia 13 ao preço de R$ 69 (US$ 42,3). A produção das sapatilhas será feita na fábrica da IMB localizada na Vila Leopoldina, em São Paulo. A previsão é que a fabricante IMB Têxtil encerre o ano com uma receita de R$ 50 milhões (US$ 30,7 milhões), uma alta de 25% em relação ao desempenho de 2007. Bobrow conta que uma das razões que o motivou a apostar nesse novo segmento foi o potencial do setor calçadista, que produz quase 800 milhões de pares por ano, de acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). Já o mercado nacional de meias encerrou o ano passado com uma produção de 549 milhões de pares, um crescimento de 8,3% quando comparado a 2006, conforme levantamento do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI). Atualmente, a Puket conta com 41 lojas franqueadas e uma própria. A meta é fechar 2008 com 60 unidades, que gerariam uma receita de R$ 30 milhões (US$ 18,4 milhões).