06/09/24 14h43

Publicação apoiada pelo CreativeSP será lançada na Bienal do Livro de São Paulo

Obra foi selecionada por programa do Governo do Estado que visa incentivar produções de empresas e autores paulistas

InvestSP

A editora SPVI Books lançará o livro 16 Poet(a)s = 8+8 Feminino Infinito, neste sábado (7), durante a Bienal Internacional do Livro de São Paulo. A obra  é resultado de um intercâmbio literário e poético, que reúne trabalhos de 16 poetas, de diferentes regiões do Brasil e do mundo, com diferentes experiências ligadas a classe social, origem, profissão, imigração e idade. 

O lançamento de 16 Poet(a)s = 8+8 Feminino Infinito só foi possível por conta da participação da editora na Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha, em 2023. Ela foi uma das selecionadas para a missão do CreativeSP, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e da InvestSP (agência de promoção de investimentos do Governo de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico). 

No evento, a SPVI Books teve acesso ao agente literário Sidney Sanni, do PublishingBrain, de Londres, com quem firmou a parceria que possibilitou o intercâmbio com as oito poetas estrangeiras. “Participar do CreativeSP e estar na Feira do Livro de Frankfurt foi fundamental para o sucesso do projeto. Abriu portas que foram decisivas na nossa missão dar voz às autoras e mostrar a pluralidadeda poesia pelo mundo”, afirma aorganizadora da publicação, Paula Valéria Andrade. 

Das 16 poetas, oito são brasileiras, representantes de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Pará e Paraíba. As outras oito são de língua inglesa, de Reino Unido, Austrália e Nigéria. O trabalho busca valorizar o conteúdo literário feminino no Brasil e no exterior. 

O lançamento do livro, neste sábado (7), acontece a partir das 16h, no estande da Livraria Drummond, na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, realizada no Distrito Anhembi. 

O CreativeSP 

O programa oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis para custear até 50% dos gastos das empresas selecionadas com a viagem. Ele ainda promove eventos de networking durante as missões e oferece ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento. 

Em 25 missões já realizadas, o CreativeSP levou 225 empresas da indústria cultural para eventos sobre inovação, tecnologia, entretenimento, audiovisual, cinema e literatura, por exemplo. 

Ao todo, serão 10 missões em 2024. O CreativeSP já esteve no Festival de Cinema de Berlim (Alemanha), no South by Southwest (EUA), na Game DevelopersConference (EUA), nos festivais de Cinema e Publicidade de Cannes (França), no Festival Fringe de Edimburgo (Escócia) e na Gamescom (Alemanha). Até o fim do ano, ainda tem Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha), Womex (Inglaterra) e Ventana Sur (Uruguai). Para saber mais e se inscrever, clique aqui.