Psyche anuncia construção de fábrica de drones no interior de SP
Usinagem BrasilA Psyche Aerospace anunciou que irá construir uma nova fábrica no interior de São Paulo, como ponto central de seu plano de expansão. A unidade, que terá 100 mil m², deve reforçar a produção de equipamentos voltados à pulverização e ao monitoramento de lavouras.
Sediada em São José dos Campos, o maior polo aeroespacial do Brasil, e em Campinas, considerada o Vale do Silício brasileiro, a empresa paulista é voltada para o setor agrícola.
A Psiche desenvolve hardwares e softwares para drones autônomos e estações de reabastecimento inteligentes, equipamentos que ela produz principalmente para otimizar as operações no campo.
Para viabilizar o projeto da expansão, a companhia também deu início a uma nova rodada de investimentos, considerada essencial para a execução do programa, que visa também democratizar o acesso à tecnologia e posicionar o Brasil como referência mundial em soluções para o agronegócio, consolidando o país como um polo de inovação. Na nova unidade a empresa irá produzir aquele que deverá ser o maior drone do mundo voltado para o agronegócio.
“ChatGPT do Agro”
Focada em Pesquisa & Desenvolvimento, a Psyche também anunciou o lançamento da inteligência artificial Turing, considerada pela empresa uma espécie de “ChatGPT do agro”.
“Com a Turing, queremos elevar o patamar da agricultura de precisão no Brasil”, explica Gabriel Leal, CEO da Psyche Aerospace. “Isso inclui desenvolver soluções que monitorem as lavouras em tempo real e automatizar decisões que impactam diretamente na produtividade e na redução de custos”.
Leal explica que a proposta da Psyche gira em torno de um ecossistema amplo, composto por drones e robôs capazes de mapear e analisar propriedades rurais com altíssima precisão — chegando a 4 cm, muito acima da resolução obtida por satélites convencionais, e que este conceito foi aperfeiçoado com a plataforma Turing.
De fato, os dados gerados por modelos como o Sabiá (que mapeia 125 hectares por hora), o Carcará (400 ha/h) e os pulverizadores autônomos Harpia e Harpia Hexa (40 a 50 ha/h) podem ser processados pela plataforma, integrando informações personalizadas sobre solo, clima, estresse hídrico, deficiências do solo, pragas etc.
Como parte do plano da Psiche de ampliar o acesso à tecnologia, o aplicativo Turing será disponibilizado gratuitamente aos produtores.