13/05/11 11h30

PromonLogicalis planeja expandir foco de atendimento

Valor Econômico

Nos últimos quatro meses, uma pequena medida tem mudado a rotina dos vendedores da integradora PromonLogicalis. Um formulário de cotação de preços colocado no site da companhia gerou 200 contatos de empresas interessadas em fazer negócios com ela. O volume de pedidos pegou de surpresa o executivo-chefe da companhia para a América Latina, Luís Eduardo Cardoso. "Tivemos contato até de empresas do exterior que têm interesse em se instalar no Brasil", disse o executivo durante encontro com jornalistas, ontem, em São Paulo.

Em sua maioria, o porte das empresas que têm procurado a Promon é diferente dos seus clientes tradicionais. Conhecida por sua atuação entre operadoras de telefonia, a Promon é vista pelo mercado como uma provedora de grandes grupos. Mas a estratégia, segundo Cardoso, é mudar isso. "Estamos investindo em marketing e profissionais, e reforçando a atuação regional para ampliar nosso foco de atuação", disse o executivo. O objetivo, segundo Cardoso, é atingir as mil maiores empresas do Brasil. A Promon atende atualmente 150 companhias. Os maiores clientes estão nos setores de gás e petróleo e finanças. Cardoso afirmou, no entanto, que os segmentos de varejo, educação, saúde e construção civil são importantes.

Do faturamento de US$ 280 milhões registrado pela PromonLogicalis no Brasil em 2010, a área empresarial foi responsável por cerca de US$ 56 milhões. A receita cresceu 70% na comparação com o ano anterior. O número de funcionários subiu de 300 para 450. Entre os principais impulsionadores dos negócios estão a venda de produtos relacionados à telefonia usando protocolo de internet (IP), consultoria em centros de dados e serviços de gerenciamento de redes. Ricardo Sofiatti, gerente de parcerias da Promon, explicou que a ampliação de foco de atuação muda consideravelmente a forma de trabalhar da Promon. "A lista de clientes atendidos por cada vendedor vai aumentar. Eles terão que atuar de forma mais ativa", disse.

Para facilitar o trabalho, a companhia inaugurou em sua sede, em São Paulo, uma sala para demonstração de suas principais ofertas. Junto com os sistemas de videoconferência, uma das grandes apostas da companhia é a área de 'digital signage' - painéis digitais instalados em locais de grande movimento para transmitir informações, como notícias e promoções. Entre os clientes que podem ser atendidos com a oferta estão bancos, supermercados e até mesmo empresas especializadas no segmento de 'digital signage', como a Elemidia.

Presente em nove países da América Latina, a PromonLogicalis registrou vendas de US$ 400 milhões em toda a região, em 2010. O Brasil representou 70% do total. A expectativa de crescimento da receita no país e na região em 2011 é de 30%, chegando a um total de 800 funcionários.