16/12/08 11h18

Promoções limpam estoques de bem durável

DCI - 16/12/2008

A pressão do impacto da crise internacional fez com que as grandes varejistas de eletrodomésticos, eletrônicos e móveis aumentassem a política de promoções para limpar os estoques de bens duráveis e aquecer as vendas de fim de ano, à espreita de qual será o comportamento do consumidor no primeiro trimestre de 2009. Segundo apurou o DCI, redes como Casas Bahia, Magazine Luiza, Ricardo Eletro, Berlanda e Lojas Colombo abaixaram de até 20% os preços de alguns produtos para atrair os gastos com o 13º do consumidor, principalmente depois de encerrarem novembro com vendas abaixo do esperado. Com a ação de descontos, em que produtos como uma lavadora de roupas, que custava R$ 1,5 mil (US$ 652), agora é vendida a R$ 1.199 (US$ 522) na Super Casas Bahia, por exemplo, algumas redes vislumbram alta de até 30% nas vendas de Natal, entre itens de alto valor agregado, para este fim de ano. A paulista Magazine Luiza, com 449 lojas em sete estados, registrou incremento de 220% no volume de televisores de tela de LCD e de Plasma comercializados até o mês passado, na comparação com igual período de 2007. De acordo com Marcos Antonio Borges, gerente estadual de São Paulo da rede, "a grande aposta são televisores de LCD, celulares, câmeras digitais e a linha de reprodutores de música como MP3. Também compramos mais brinquedos, porque viramos líderes neste segmento". Na opinião do executivo, a geração de televisores mais moderna "não foi impactada pela alta do dólar nos últimos meses, pelo contrário, a rede foi beneficiada com a produção em larga escala quando o dólar ainda estava em baixa, e a entrada da TV digital fomentou a venda desses itens". Além disso, a companhia fez parte de suas compras antes do período da crise, já que inaugurou 44 lojas em setembro na Grande São Paulo.