20/05/21 11h54

Prometeon vai aumentar produção em Santo André

Empresa de pneus anuncia contratação de 150 funcionários para atender o mercado agro

Diário do Grande ABC

A fabricante de pneus Prometeon (antiga Pirelli) anunciou ontem a geração de 150 novos postos de trabalho para a ampliação de 20% da capacidade de produção na unidade de Santo André a partir de julho. A medida visa atender o crescimento da demanda do segmento de equipamentos, tratores e máquinas agrícolas. 

De acordo com informações da empresa, a produção andreense será ampliada em sete dias da semana para as linhas Agro e OTR (Off The Road ou fora da estrada, traduzido). Os novos colaboradores devem atuar diretamente na fábrica em posições diversas de produção e liderança. 

“Esta nova equipe vai resultar em um aumento importante na nossa capacidade de produção, cerca de 20% ao mês. Tudo isso só foi possível graças, também, a nossa parceria com a Prefeitura de Santo André e o Sindicato (dos borracheiros). Com esta boa notícia, a Prometeon espera ajudar a garantir um pouco de paz e conforto neste momento tão complicado para o País”, afirmou o CEO da empresa para as Américas, Eduardo Fonseca. 

O executivo também afirmou que “essa é uma primeira onda de investimentos na fábrica de Santo André”, mas que já exista outra em planejamento. 

O prefeito Paulo Serra (PSDB) afirmou que esse é mais um dos passos importantes da Prometeon na cidade. A companhia anunciou a mudança da sede da Capital para Santo André em julho de 2020 e a construção de um complexo logístico para armazenagem e distribuição de pneus no fim do ano passado. 

“O mercado agro é um dos mais aquecidos atualmente,principalmente por causa do câmbio e das commodities (bens classificados como matéria prima e que têm o preço determinado pela oferta e procura internacional). Há expectativa de uma safra recorde. Então, o aumento da capacidade é uma somatória de ações do poder público e de uma leitura de mercado correta”, afirmou, 

A companhia é parceira da Prefeitura no Hub de Inovação, um dos braços do Parque Tecnológico da cidade, responsável pelo apoio e fomento de empresas para o desenvolvimento de pesquisas, novos produtos e processos. 

O Prometeon Challenge apresentou desafios relacionados ao suporte para desenvolvimento de projetos, sustentabilidade, novos processos e eficiência energética. Atualmente, a empresa está desenvolvendo os projetos de parcerias em seis dos sete desafios e, de acordo com a Prefeitura, já há acordos sendo firmados. 

Conforme explicou o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, há uma integração entre todo o ecossistema da região, incluindo universidades e startups. “Ao fazer isso, garantimos que este desenvolvimento seja mantido no Grande ABC”, afirmou ele, completando que as contratações devem refletir “nas das demais empresas fornecedoras”, declarou. 

A unidade andreense da Prometeon (fundada no fim da década de 1940), localizada no bairro Homero Thon, possui cerca de 2.700 trabalhadores e produz pneumáticos agrícolas (60%) e pesados (40%). 

fonte: https://www.dgabc.com.br/Noticia/3723046/prometeon-anuncia-contratacao-de-150-colaboradores-em-santo-andre