Projetos de gestão de resíduos sólidos são destaque em Feira Internacional
InvestSP apoia municípios na elaboração de projetos socioambientais
InvestSPA Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos (IFAT Brasil), que aconteceu esta semana, reuniu, em São Paulo, os principais especialistas do mundo e empresas que atuam na gestão de resíduos sólidos.
A Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) manteve um estande na Feira e a InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, foi convidada para expor, neste espaço, os projetos e ações juntos aos gestores públicos para que elaborem projetos nestas áreas.
Vale destacar que a Agência mantém a Diretoria de Estratégia e Inteligência, que atua na mobilização de gestores públicos e empresas para que adotem práticas sustentáveis, em alinhamento às trilhas estratégicas do Governo do Estado. E, por isso, a diretora Marília Garcez fez parte da cerimônia de abertura do evento.
Em sua fala, Garcez destacou a importância das parcerias com as secretarias de Agricultura e Abastecimento, de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, e de Desenvolvimento Econômico, para que as ações socioambientais saiam do papel e, de fato, promovam mudanças no dia a dia da população.
Mesmo antes do início da Feira, a Sabesp promoveu uma visita técnica às estações de tratamento da Ação Respira Pinheiros, série de medidas para recuperar o Rio Pinheiros, um dos principais de São Paulo. Cerca de 25 empresários e gestores públicos de diversos países do mundo participaram da visitação, incluindo a coordenadora de economia circular, Natália Biesiada, que representou a InvestSP.
Um café da manhã, promovido pelo Consulado Geral da Suíça em São Paulo nesta sexta-feira (26), marcou o encerramento das atividades da Feira. De acordo com a coordenadora Biesiada: “a Suíça é referência em projetos de gestão de resíduos e, por isso, durante a ocasião, foi alinhada a participação de empresas brasileiras em uma missão internacional para conhecer projetos suíços, a ser realizada em junho deste ano”.