30/12/08 10h55

Projeto prevê levar trem-bala até Campinas

Valor Econômico - 30/12/2008

O prefeito de Campinas, doutor Hélio (PDT), levou ontem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma proposta para viabilizar a construção do trem de alta velocidade ligando Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. O prefeito quer construir prédios residenciais, centros de convenções e redes hoteleiras em terrenos desapropriados que margeiam o futuro traçado do trem-bala. Com isso, espera arrecadar entre 30% a 35% do custo total da obra, estimada em R$ 19 bilhões (US$ 8.26 bilhões) e que será assumida por investidores coreanos e japoneses. Para o pedetista, a alternativa é vantajosa para todos os lados. Ganham os empresários brasileiros, responsáveis pelas obras imobiliárias na área, que possui aproximadamente 20 milhões de metros quadrados. Ganham os empresários coreanos e japoneses, porque precisam ter um desembolso menor de recursos e ainda têm o empreendimento valorizado pelas construções ao redor. E ganha o governo brasileiro, porque poderá pedir a transferência tecnológica do empreendimento em troca dos imóveis. Por outro lado, a contrapartida seria fundamental em um momento de crise de crédito internacional e possíveis decisões de retração de investimentos de coreanos, japoneses, franceses e espanhóis. Segundo o prefeito de Campinas, o presidente Lula gostou da idéia. Formou uma comissão para visitar a cidade após o dia 10 de janeiro. Farão parte do grupo a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento e o presidente do BNDES, Luciano Coutinho. O projeto foi elaborado pelo arquiteto e urbanista Jaime Lerner. O trem de alta velocidade deve estar pronto, de acordo com os cálculos do prefeito de Campinas, em meados de 2010. Ele será fundamental para incrementar outra obra essencial para o município: a expansão do aeroporto internacional de Viracopos. Em maio deste ano deve estar concluída a segunda pista do aeroporto. Doutor Hélio lembra que Viracopos é o principal aeroporto de cargas da América Latina, mas tem potencial para ampliar a capacidade de receber passageiros. Atualmente, 2 milhões de passageiros passam pelo aeroporto. A expectativa é que, com a conclusão da segunda pista, a capacidade aumente para 9 milhões.