27/10/09 12h23

Projeto ajuda empresas a atuar no exterior

O Estado de S. Paulo

No início do ano, a fabricante de fornos e refrigeradores industriais Prática deu o primeiro grande passo em direção à internacionalização. A empresa finalizou uma joint-venture com o grupo português Mercatus, da área de refrigeração, para construir uma nova fábrica em Pouso Alegre (MG). Antes, porém, passou por um processo intenso de mudanças: formou um conselho de administração, auditou balanços e modificou práticas de gestão, auxiliada pelo Instituto Endeavor, de apoio ao empreendedorismo. "Foi tudo muito rápido", comenta um dos sócios, Luiz Eduardo Rezende. "O trabalho com a Endeavor queimou etapas do processo."

A ajuda da ONG faz parte de um projeto lançado no ano passado pela Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em conjunto com a União Europeia (UE), que pretende facilitar o caminho das pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras no mercado internacional. "São elas que mais precisam de políticas públicas de apoio à internacionalização", diz a diretora do projeto, Patrícia Vicentini. O projeto liderado pela ABDI prevê parcerias com 31 entidades públicas e privadas, como a Endeavor, em 16 Estados.

Serão investidos R$ 112,13 milhões (US$ 65,2 milhões) - metade por parte da UE e a outra pelo governo brasileiro - para internacionalizar pelo menos 600 companhias até o fim de 2011. A ideia é oferecer serviços, como elaboração de estudos sobre um determinado mercado, consultoria especializada ou capacitação técnica, de forma gratuita ou a preços acessíveis aos pequenos empreendedores.

Um dos trabalhos mais aguardados do programa, desenvolvido com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), é o banco de projetos empresariais. Espécie de balcão de negócios online, a plataforma pretende aproximar as empresas interessadas em vender seus produtos no mercado europeu de seus potenciais compradores, explica Vicentini. O lançamento do serviço está previsto para maio do próximo ano.