01/06/11 14h40

Programas de fidelidade miram a classe popular

Valor Econômico

Após o sucesso do Multiplus, os programas de fidelidade agora desembarcam com força na classe popular. A Cia. Bozano, acionista da Embraer e da Azul, e um grupo de sete executivos de mercado lançam neste mês um programa de fidelidade focado nesse público. O diferencial desse programa - batizado como netpoints - é que a base de clientes se formará a partir de uma rede social em que os amigos se beneficiam das compras realizadas entre eles. Trocando em miúdos: quando o amigo indicado faz uma compra a pessoa que o indicou também acumula pontos no programa. Por exemplo, uma pessoa que gasta em média R$ 300 (US$ 187,50) por mês e tem outros cinco amigos que fazem compras neste mesmo valor, durante seis meses, consegue trocar os pontos por uma passagem aérea nacional.

"A pontuação da netpoints não expira. A grande dificuldade da classe popular, que não faz compras de alto valor, é trocar seus pontos do cartão de crédito antes do prazo vencer. Ao mesmo tempo a classe popular está viajando cada vez mais de avião e almeja conseguir passagens por meio de programas de fidelidade", explicou Carlos Formigari, presidente e sócio da netpoints. A empresa está recebendo investimento de cerca de R$ 10 milhões (US$ 6,25 milhões) para desenvolvimento da plataforma e rede social, além de marketing - ferramenta considerada essencial nesse segmento. A Cia Bozano, que detém 30% do capital da empresa, fez o principal aporte no investimento tecnológico da netpoints.

Outros diferenciais adotados pela netpoints para atrair a classe popular é a possibilidade de transferir os pontos para os amigos, acumular pontuação em estabelecimentos físicos e oferecer serviços como guincho e chaveiro, por exemplo, para seus usuários. O executivo acredita que o maior interesse será por passagens aéreas e pacotes de viagem, mas os pontos da netpoints também poderão ser trocados por produtos como eletroeletrônicos, eletrodomésticos, crédito para celular, livros, entre outros itens que costumam atrair os compradores internautas. Mesmo com a Cia. Bozano sendo acionista da Azul e da netpoints, Formigari garante que os usuários do programa poderão resgatar passagens de outras companhias aéreas. Uma agência de turismo, cujo nome não foi revelado, será a responsável pela negociação.