Programa visa acelerar em 10 meses negócios do microempreendedor andreense
Diário do Grande ABCEstão abertas as inscrições para a primeira edição do Decidindo para Crescer, iniciativa realizada pela Aventura de Construir (AdC) em parceria com o Instituto SYN, que fortalecerá os negócios de 40 microempreendedores residentes em comunidades periféricas de Santo André e São Paulo. O projeto prevê 40 semanas a aprimorar as competências em gestão e tomada de decisão dos participantes.
De acordo com os organizadores, neste primeiro ano serão contemplados ainda empreendedores localizados nos entornos dos Shoppings D, Cidade São Paulo, Grand Plaza e Tietê Plaza, administrados pela SYN. No total, além de Santo André, a ação abrange as regiões paulistas de Pirituba, Pari, Canindé, Brás e a área central da capital paulista.
As inscrições podem ser feitas no site da Aventura de Construir, por meio de formulário online: https://forms.gle/qaRjWnc8kqDMx67D8.
“Nestes anos de trabalho juntos com o ISYN aprendemos como os microempreendedores de baixa renda e alta vulnerabilidade têm a necessidade de serem fortalecidos e acompanhados neste processo. Assim nasce o ‘Decidindo para crescer’”, reitera Silvia Caironi, presidente e coordenadora geral da Associação Aventura de Construir.
A Jornada
A metodologia inicia com um diagnóstico que considera a realidade individual e coletiva dos microempreendedores para entender os desafios e oportunidades que cada negócio enfrenta.
Em seguida, o grupo participa de capacitações e assessorias individuais e coletivas para o desenvolvimento de cada plano de negócios. O objetivo também é incentivar o protagonismo nas decisões críticas e reforçar a capacidade de liderança e gestão de cada empreendedor. É nessa etapa que os empreendedores também definem escopo, mercado de atuação e estrutura de logística e finanças.
A fase 3 consiste em uma banca de apresentação do plano de negócios. No total serão oito projetos contemplados no Edital Capital Semente, que destinará premiação em dinheiro para acelerar os negócios que obtiverem as maiores pontuações.
Além disso, o programa visa a formação de uma comunidade de microempreendedores que se apoiam mutuamente, compartilhando conhecimentos, recursos e experiências em todas as etapas.