17/12/20 12h10

Programa IA² MCTI anuncia 31 startups selecionadas para a fase de pré-aceleração

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

Trinta e uma startups foram selecionadas para a fase de pré-aceleração do Programa de Aceleração Tecnológica em Inteligência Artificial (IA²), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O anúncio foi feito pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, em transmissão do programa “Ciência e Tecnologia no dia a dia” nesta terça-feira (15).

O objetivo do programa é fomentar o desenvolvimento de projetos inovadores com uso da Inteligência Artificial e apoiar maior interação entre os atores do ecossistema de inovação. O programa tem parceria da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX).

A iniciativa conta com participação também de empresas âncora e empresas aceleradoras. O programa selecionou projetos de Inteligência Artificial voltados para as áreas de Agronegócio; Cidades Inteligentes; Indústria e Saúde. As startups escolhidas nessa fase recebem um investimento de R$ 200 mil.

Confira a lista de empresas selecionadas.

O ministro Marcos Pontes celebrou iniciativas voltadas ao empreendedorismo aprovadas e em debate na Câmara dos Deputados. “Essa é uma semana especial. Nós tivemos a aprovação na Câmara dos Deputados do Marco Legal das Startups. Agora vai para apreciação no Senado. Isso é muito importante para nossas startups. Também na Câmara dos Deputados temos o debate do descontingenciamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT)”.

O secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, Paulo Alvim, destacou todo o desenvolvimento do programa IA2 mesmo durante a pandemia: “Em fevereiro, antes da pandemia, o ministério lançou o IA2, que é inovação aberta para Inteligência Artificial, que tem sido tão benéfica nos desafios e soluções para a Covid. É algo que nos deixa emocionados, como a IA melhora a qualidade de vida, dá ganhos de produtividade e gera oportunidades de negócios”.

Já o presidente da SOFTEX, Ruben Delgado, explicou as etapas do programa: “Foram 736 projetos inscritos. Na primeira fase, nós selecionamos 100 empresas que receberam mentorias de Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) e de aceleradoras, um nível mais técnico, de pesquisa e aprofundado. Dessas, selecionamos 30 que passaram. Agora, as empresas recebem em torno de R$ 200 mil, R$ 100 mil do ministério e R$ 100 mil da iniciativa privada”.

IA²

O IA² MCTI é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em conjunto com a SOFTEX, no âmbito do Programa Prioritário. O Programa tem como objetivo apoiar projetos de pesquisa e desenvolvimento orientados ao desenvolvimento de soluções em Inteligência artificial no valor de até R$500 mil, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de projetos inovadores com a adoção de inteligência artificial e apoiar maior interação e conexão entre os atores participantes do ecossistema de inovação, aumentando a competitividade e internacionalização de tecnologias brasileiras através da inovação e eficiência do setor produtivo brasileiro.

Cem startups receberam acompanhamento e mentoria para desenvolvimento do projeto; 30 delas receberão o benefício de investimento de até R$ 200 mil e 15 em uma fase seguinte receberão um adicional de R$ 300 mil.

fonte: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2020/12/programa-ia2-mcti-anuncia-31-startups-selecionadas-para-a-fase-de-pre-aceleracao