30/06/08 14h00

Programa geográfico renova setores

Gazeta Mercantil - 30/06/2008

Antes restrita para companhias com necessidades específicas, a tecnologia de sistemas de informações geográficas (conhecida pela sigla GIS) atinge agora empresas dos mais diversos setores e até ganha o mundo do usuário comum por meio da internet, com as aplicações mais diversas. As empresas que fabricam software de GIS - um sistema que captura, armazena, analisa e apresenta dados sobre a geografia do planeta, que podem ser combinadas com outras informações sobre solo, clima e economia - existem há décadas vendendo para setores em que a cartografia, a geografia e geologia têm grande importância, como o de óleo e gás, telecomunicações, governo e saneamento básico. Nos últimos dois anos, o mercado passou por uma mudança radical. Uma seguradora como a Sul América fornece sistema para sua central de atendimento para indicar como cada ocorrência vai ser tratada de acordo com sua localização geográfica, por exemplo. "Na época da privatização das telecomunicações, quase 70% do nosso faturamento vinha de telecom, e havia demanda para mais", conta o diretor da fornecedora localizada em São José dos Campos (SP) Imagem, Marcos Covre. Com 20 anos de atuação, a empresa vem percebendo a mudança no setor nos últimos anos e tem feito um esforço para fazer um crescimento possível de ser sustentado, já que há dificuldade de contratação de técnicos especializados e necessidade de treinamento que pode se estender por mais tempo que toda a duração do projeto. Acima de tudo isso, há uma demanda no mundo, e em especial no Brasil, por informações geográficas. Em 2007, o faturamento da Imagem foi de R$ 40 milhões (US$ 24,5 milhões) e a previsão para este ano é de R$ 50 milhões (US$ 30,7 milhões). Para 2010, o objetivo é chegar a R$ 70 milhões (US$ 43 milhões). Uma estratégia, dada à dificuldade de contratação, é fechar parcerias com empresas de outras especialidades. A Imagem também separou duas áreas em novas empresas. Com isso, a maior delas fica focada em desenvolver e vender software de GIS. Um grupo, batizado Promaps, realiza o trabalho mais cartográfico, fornecendo até para concorrentes da Imagem. E uma terceira empresa chama-se Surface, voltada para animações em três dimensões (3D), uma tecnologia mais futurística, que já vem sendo tentada por empresas de internet com produtos na internet, como o Google e a Microsoft.