07/02/13 12h26

Programa de renovação de frota de São Paulo aprova financiamento das primeiras dez unidades

AutomotiveBusiness

Iveco entregará seu primeiro caminhão este mês

O Programa de Incentivo à Renovação de Frota de Caminhões de São Paulo, que está sendo aplicado como projeto piloto na região do Porto de Santos, aprovou em janeiro o financiamento das primeiras dez unidades. Oito deles são do modelo pesado Iveco Stralis, cuja entrega do primeiro veículo está prevista para este mês.

“A proposta do programa paulista condiciona a entrada de um novo caminhão à retirada de um antigo, o que gera diversos benefícios ao meio ambiente. Além disso, o Porto de Santos, segundo projeção da Companhia Docas do Estado (Codesp), espera um novo recorde de movimentação de cargas neste ano, com o volume de 109 milhões de toneladas, 5,8% a mais do que em 2012. Renovar a frota de pesados é fundamental para manter a economia girando sem parar”, aponta Alcides Cavalcanti, diretor comercial da Iveco.

O programa começou em maio do ano passado com o objetivo de modernizar a frota de caminhões por meio de linhas de financiamentos com recursos próprios da Desenvolve SP, agência estadual de fomento à economia. A linha de crédito é do BNDES, com taxa de 0,25% ao mês, porém o governo estadual subsidia esses juros e entrega a taxa zerada ao caminhoneiro. O prazo de financiamento chega a 96 meses, incluindo a carência máxima de seis meses.

A meta do programa é financiar cerca de 1 mil caminhões novos. O público-alvo é formado por caminhoneiros autônomos da área de transporte que atuam no Porto de Santos. Para ter acesso aos financiamentos, o interessado deve ser associado ao Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Baixada Santista (Sindicam) e ter o seu veículo regularizado pelo Detran/SP.

“O Sindicam já tinha esse projeto há dois anos, que nasceu baseado em programas semelhantes feitos em países como México e Estados Unidos. A renovação da frota pode iniciar uma profunda mudança no segmento de transporte, pois um novo caminhão mudará para melhor tanto a logística das operações no porto, como o perfil do próprio caminhoneiro, que terá um veículo moderno e produtivo para o seu dia-a-dia”, comenta o coordenador de marketing e comunicação do Sindicam, Carlos Magalhães.

A escolha do novo caminhão é feita pelo próprio caminhoneiro. Também é obrigatório que, ao ter seu financiamento aprovado, o beneficiado encaminhe seu veículo antigo à reciclagem, realizada por empresas licenciadas pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb). Após avaliação dos resultados, o programa aplicado em Santos poderá ser estendido para outras regiões portuárias do Brasil.