01/11/19 14h19

Programa de estímulo ao emprego e à produtividade é lançado em SP

Fruto de parceria entre Ministério da Economia e Sebrae, mobilização está percorrendo o país para mapear dificuldades de empreendedores e propor soluções

Pequenas Empresas e Grandes Negócios

O programa Mobilização pelo Emprego e Produtividade, desenvolvido pelo Ministério da Economia e pelo Sebrae, foi lançado em São Paulo (SP) nesta quinta-feira (31/10). A capital representa o sétimo estado a receber a iniciativa, que busca mapear as dificuldades dos empreendedores e propor soluções para estimular a competitividade.

Para isso, o programa tem ouvido as reinvindicações do setor privado e de gestores municipais e estaduais. Também busca apoiar os representantes locais e o próprio governo federal na elaboração de políticas públicas que favoreçam o empreendedorismo.

A desburocratização é o principal desafio nesse sentido. Segundo o Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Da Costa, os entraves variam da complexidade no pagamento de impostos à demora na obtenção de alvarás. "É a simplificação que vai gerar mais emprego e produtividade", diz ele.

Costa também destaca que apenas as políticas públicas federais não são suficientes para melhorar o cenário. É preciso que os estados e municípios se envolvam e definam as mudanças mais adequadas para os seus cenários. "Mais do que proteger, precisamos dar condições para que as pequenas empresas cresçam e ganhem competitividade."

Outra iniciativa do programa foi o lançamento do Mobiliza Brasil, pelo qual cidadãos podem sugerir melhorias e gestores públicos podem coletar dicas para estimular o ambiente de negócios localmente. Segundo Carlos Melles, presidente de Sebrae Nacional, o acesso ao crédito é outro ponto central nesse caminho.

"O crédito é importante para investir em pontos como a melhoria de tecnologia e o capital de giro. Esses são pontos fundamentais para que pequenas empresas se sustentem e cresçam", completa ele.