Programa de apoio à aviação regional fortalece a Embraer
Companhias aéreas nacionais, como a Azul, planejam aquisições de aeronaves para atender demanda por mais voos
O Vale - São José dos CamposO pacote de incentivo do governo federal à aviação regional, com a criação de novas rotas regionais, principalmente para cidades de médio porte, deve beneficiar a Embraer, sediada em São José dos Campos.
Aumenta a possibilidade de venda de mais aeronaves comerciais da empresa para o mercado interno.
A Azul, por exemplo, não descarta comprar mais jatos da fabricante brasileira.
A aérea é a única operadora de jatos comerciais da Embraer no Brasil.
Atualmente, a companhia aérea brasileira tem um total de 82 E-Jets em operação e mais 11 pedidos em carteira.
A Azul opera a maior frota de jatos E195 no mundo.
Em junho, a companhia anunciou a compra de até 50 aeronaves da nova família de jatos da Embraer, prevista para entrar em operação a partir de 2018.
O acordo é para a compra firme de 30 jatos E195-E2 com opção de mais 20 aeronaves do mesmo modelo.
O valor do contrato, se exercidos todos os direitos de compra atinge US$ 3,1 bilhões, a preço de lista.
Anteontem, o presidente da aérea, Antonoaldo Neves, disse à imprensa que a Azul vai precisar de 10 a 20 novos aviões Embraer em até três anos. O plano da empresa é colocar os jatos nas rotas hoje usadas pelos aviões turboélice ATRs, para ampliar a oferta nos destinos para cidades maiores operadas por ela.
A fabricante frisa que existe um grande potencial de crescimento, pois o Brasil tem um vasto território e inúmeras regiões em franco desenvolvimento, mas que não são atendidas adequadamente pelo transporte aéreo regular.
Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) pouco mais de 120 cidades brasileiras recebem voos regulares de companhias aéreas.
“Ao viabilizar a operação em aeroportos em cidades menores e aumentar o número de rotas e frequências, este plano ajudará a estimular o setor aeronáutico e a dinamizar a economia como um todo, com benefícios para toda a sociedade”, disse a Embraer em nota.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, o programa federal de incentivo à aviação regional é uma excelente notícia para São José dos Campos e de todo o Vale do Paraíba, uma vez que seu principal objetivo é estimular as companhias áreas a aumentarem o número de voos, iniciarem operações em novos destinos e reduzirem os preços das passagens áreas. “Os moradores da RM Vale poderão se beneficiar com uma oferta maior de voos e conexões, por um preço menor”.