12/02/16 14h46

Programa de aceleração de startups em ação

Atividades dentro do sistema Sevna Seed têm como foco qualificar e desenhar o modelo de negócio de cada empresa e projetos em estágio inicial, por meio de workshops e mentorias

DCI

O Sevna Seed, programa para startups em estágio inicial, (early stage), hospedado no Supera Parque, em Ribeirão Preto, iniciou seu primeiro ciclo de aceleração. Fundado em 2011 por dez empresários da área de TI, o Sevna é um instituto sem fins lucrativos.

Ao longo de seis meses, duas das empresas selecionadas entre 135 inscritas, a Fish Tank e a GenialDoctor, podem receber até R$ 500 mil, entre investimentos diretos e indiretos. A Fish Tank, com sede no Rio de Janeiro (RJ), desenvolve abordagem inteligente de contagem de fluxo de pessoas para varejistas e empresas de bens de consumo. O objetivo é oferecer ferramenta para resultados e melhor estratégia ao personalizar compras.

Já a ribeirão-pretana GenialDoctor tem como missão tornar a telemedicina acessível no cenário da assistência médica do País, trazendo o especialista para perto do paciente. Apesar de inovadora, trata-se de uma tecnologia simples e ‘amigável’, que reduz consideravelmente o custo assistencial, uma vez que quem se desloca é a informação e não o paciente. “Além dos recursos financeiros e recursos indiretos, o principal diferencial do Sevna é agregar a esses empreendedores e suas startups o know-how dos fundadores da aceleradora e dos mais de 40 mentores que atuam e apoiam o projeto”, diz seu CEO, Ricardo Agostinho.

O Sevna Seed está programado para acelerar um total de nove empresas ao longo de três ciclos semestrais. O objetivo da aceleradora é identificar startups de base tecnológica ainda em estágio inicial e com projetos promissores. Ao longo dos seis meses de aceleração, os empreendedores receberão capacitação por meio de mais de 40 workshops, de forma a qualificar e desenhar o modelo de negócio da empresa.

Para alguns dos treinamentos, a aceleradora oferecerá vagas para empreendedores que não estejam sendo acelerados. “O Sevna Seed tem responsabilidade com a formação das empresas que serão aceleradas e também com o ecossistema empreendedor de Ribeirão Preto. É importante compartilharmos esses recursos e conhecimentos que julgamos de grande valor”, avalia seu CEO,

Ricardo Agostinho. As inscrições podem ser feitas pelo link http://bit.ly/sevnaseed.

A primeira rodada de aplicações para o programa, encerrada em 30 de novembro de 2015, atraiu 135 startups em estágio inicial, incluindo empreendedores de dez estados brasileiros, do Distrito Federal e da Cidade do México. Há projetos de áreas diversas como e-commerce/market place, educação, corporativo, saúde e bem-estar, construção/moradia e sociedade da informação, entre outros. O Sevna Seed opera com um grupo qualificado e experiente de mentores, e parcerias com organizações, como Dale Carnegie; Amazon; SurveyMonkey; Conta Azul; Supera Parque; Contentools; Inside Consumer Insights; Perspectiva; Bertoldi Nagao Consultoria; Rede Bambu; Vox2You; Valore Brasil; Baitz; BP One Live Marketing; IBM Global Entrepreneur Program; Binda, Isaac e Lorenzato Advogados; De Senzi Martins Consultoria Contábil e Microset.

Ribeirão é o centro econômico de uma das regiões mais prósperas do Brasil e o Sevna Seed está hospedado no coração do empreendedorismo inovador do município, o Supera Parque, localizado dentro do campus da USP de Ribeirão Preto. Desta forma, o Sevna Seed está em uma comunidade acadêmica com reconhecida qualidade de pesquisa e que reúne 14 mil estudantes de graduação e pós-graduação.