27/07/10 09h39

Programa contra crise alcança US$ 38,3 bi em financiamento

Folha de S. Paulo – 27/07/10

Lançado em julho de 2009 para tentar conter os reflexos da crise no Brasil, o PSI (Programa de Sustentação do Investimento) desembolsou R$ 46,5 bilhões (US$ 25,8 bilhões) até julho deste ano, de um total de R$ 69 bilhões (US$ 38,3 bilhões) contratados em financiamentos a bens de capital, segundo o BNDES. O PSI ofertou financiamento de início com juros de 4,5% ao ano e, neste ano, de 5,5% ao ano. O volume pode contribuir para a manutenção do crescimento da taxa de investimento no país, que será divulgada em setembro, segundo Marcelo Nascimento, economista do BNDES. "Tivemos alta expressiva do investimento. Ainda não está em taxa sustentável, mas as perspectivas são de alta." A estimativa é que os investimentos da economia brasileira cresçam a taxas próximas de 10% em média entre 2010 e 2013.

As taxas de investimento do país têm sido impulsionadas, segundo o economista, pelo consumo interno de máquinas e equipamentos. "O consumo aparente de bens de capital, que é o principal item de investimento da economia, e a curva do desembolso do PSI têm comportamento parecido." Desde o segundo trimestre de 2009, a FBCF (Formação Bruta de Capital Fixo) cresce. No último trimestre de 2008, auge da crise, a FBCF caiu 9,7% ante igual período do ano anterior, e seguiu em queda de 12% no primeiro trimestre de 2009. A partir do lançamento do PSI, a FBCF retomou fôlego.