22/12/10 11h42

Programa Avantti vai oferecer formação para líderes em TI

DCI

Formação de executivos é o novo alvo dos empreendedores, tanto que na avaliação do ex-diretor da Telefónica na América Latina, Eduardo Margara, na última década começou-se a pensar na coordenação dos processos, mas só agora está surgindo uma preocupação efetiva com a formação de líderes para essa área. Segundo ele, por outro lado, até o final da década de 90 o desenvolvimento do setor de tecnologia da informação (TI) estava só voltado para a criação da tecnologia.

Foi pensando em suprir esta lacuna que o executivo decidiu deixar a operadora espanhola de telefonia para se dedicar agora a um novo projeto de negócios, o programa Avantti, que a partir do ano que vai oferecer formação para as lideranças da área. "A pressão sobre as organizações é cada vez maior no sentido de entrega dos serviços e velocidade no atendimento. Quem está numa posição de liderança precisa enfrentar esses desafios ao mesmo tempo em que oferece competitividade e inovação. Preparar melhor os líderes para ter melhores resultados", diz. Margara diz que o projeto surge num momento oportuno, uma vez que há no mercado uma carência de competências de gestão em TI.

O começo das atividades do Avantti está previsto para fevereiro de 2011 com uma turma que terá de 20 a 30 participantes convidados. O público alvo é qualquer pessoa na empresa envolvida com a coordenação de TI. O Avantti tem como objetivo melhorar a performance dessas lideranças, garantindo o aprimoramento dos resultados para as empresas em que atuam. Além disso, combina conteúdos técnicos e comportamentais e se desenvolve num ritmo dinâmico e interativo, baseado em estudos de caso. O ponto de partida é um diagnóstico que marca o perfil atual de atuação da liderança de TI. Ele explica que o treinamento pode ser realizado de duas formas, em turmas abertas, compostas por profissionais de diferentes empresas, ou no modo in company, direcionado para as necessidades de uma contratante específica. A intenção é que sejam formadas duas turmas abertas por ano, uma em cada semestre.

Como diferencial, Margara explica que o Avantti destaca a metodologia, que combina o conteúdo técnico com comportamental. "Eu costumo dizer que a gente formou o líder do tronco pra baixo, apenas com a parte da sustentação. Agora é hora de trabalhar o coração e a cabeça", diz. Na prática, isso significa que as aulas contarão sempre com dois profissionais, um que conduz a parte de liderança e outro que traz esse conteúdo para o lado comportamental, com dinâmicas e estudos de caso, tudo para que o executivo possa construir o seu plano de trabalho. O programa é desenvolvido em cinco módulos que cobrem as áreas da liderança: estratégia, inovação em tecnologia, gestão do valor de TI para negócios, liderança em equipe e performance.

Ele conta que o programa pode ser desenvolvido de duas formas: intensiva, com duração de três dias ou extensiva, podendo durar de três a cinco dias, com intervalos. "Varia de acordo com a necessidade da organização, o treinamento é personalizado para atender ao perfil do contratante." Ele revela que já está negociando com duas grandes empresas interessadas. Sem citar nomes, diz apenas que uma delas é do setor de construção civil. Ele revela que alguns interessados no programa são empresas que estão passando por reestruturações da parte de TI em função de fusões e aquisições. "A ferramenta ajuda no processo de mudança, na definição de como vai atuar daqui pra frente", diz

O programa é voltado preferencialmente para as empresas. A ação é independente, ainda não tem um local definido. "Algumas empresas preferem realizar o programa em hotel, que é mais propício para a criação de um ambiente para o treinamento", explica. Por esse motivo está aberta a possibilidade de desenvolver em outros Estados, já que a carência para formação de lideranças nesse segmento é algo disseminado no País.