Programa Anfir-Apex deve gerar US$ 35 milhões em exportação
Fabricantes de implementos promoveram encontros na América do Sul
Automotive BusinessFabricantes de implementos rodoviários que participaram do programa de incentivo às exportações montado este ano pela Anfir e Apex, respectivamente a associação das empresas do setor e a agência brasileira de promoção de exportações, calculam que deverão exportar cerca de US$ 35 milhões para compradores de países da América do Sul envolvidos nos encontros promovidos pelo projeto. O convênio entre Apex e Anfir foi assinado em março passado e nos meses subsequentes foram realizadas três rodadas de negócios na Colômbia, no Chile e Brasil, além de participação na feira Expomina Peru 2016. No total, 25 fornecedores brasileiros de carretas e implementações sobre chassis estiveram presentes em um ou mais eventos.
“A receptividade dos mercados sul-americanos nos surpreendeu”, atesta Alcides Braga, presidente da Anfir. “Vários empresários do setor de logística reconheceram que oferecemos qualidade com preço competitivo e proximidade de seus mercados”, completa.
A primeira rodada de negócios foi na Colômbia, em junho, com 14 empresas brasileiras; seguida da Expomina Peru em setembro, com sete fabricantes de implementos do Brasil. Em outubro foi realizada no Chile o segundo encontro de negócios com a participação de 11 associados da Anfir. Em novembro foi a vez de São Paulo receber a visita de potenciais compradores sul-americanos, com a vinda de 11 empresas estrangeiras que se encontraram com 18 brasileiras.
“A definição das ações com foco os mercados latino-americanos mostrou-se muito acertada, diante da boa aceitação mostrada pelos empresários locais”, diz Mario Rinaldi, diretor executivo da Anfir. Para o próximo ano o projeto deverá continuar com a seleção de novos mercados. “Estamos em contato com a Apex Brasil e os associados para definirmos quais mercados deverão receber a atenção da missão brasileira”, explica Rinaldi.