03/09/08 14h06

Produção volta a crescer, aponta pesquisa do IBGE

Valor Econômico - 03/09/2008

O desempenho da produção industrial em julho, que avançou 1% na comparação com junho e 8,5% em relação a julho do ano passado, revela a volta de uma tendência de crescimento no setor, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O crescimento também aparece na comparação de dados bimestrais, trimestrais e no acumulado em 12 meses. O coordenador da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), Silvio Sales, informou que a produção industrial no bimestre junho-julho ampliou-se 3,9% na comparação com os dois meses anteriores. O resultado foi o melhor para esta comparação desde o bimestre encerrado em outubro de 2003, quando houve acréscimo de 6%. Também na taxa trimestral ocorreu aceleração, com os dados até julho acumulando alta de 1,1% em relação ao trimestre encerrado em junho, sendo o maior ritmo de incremento desde outubro de 2007, quando ficou em 2,5%. Em 12 meses, o crescimento da indústria passou de 6,7% em junho para 6,8% até julho. O resultado de julho foi puxado por bens de capital e bens intermediários, o que dá maior qualidade à expansão da indústria. Categoria mais abrangente da pesquisa, os bens intermediários subiram 1,1% entre junho e julho e 7,5% em relação a julho do ano passado. Entre os maiores impactos de alta entre junho e julho, apareceram outros produtos químicos (4,2%), e fumo (12,9%). Em bens de capital, a alta foi de 1,2% sobre junho e de 22,3% sobre julho do 2007. Ao mesmo tempo em que esses setores aceleraram o ritmo, a produção de bens de consumo arrefeceu. Entre as principais quedas entre junho e julho estão material eletrônico e equipamentos de comunicações, com baixa de 7,6%, seguido por veículos automotores, com recuo de 1,2%.