11/03/08 11h03

Produção rumo a 5 milhões de carros/ano

Gazeta Mercantil - 11/03/2008

O Brasil terá já no ano que vem capacidade instalada para produzir 4 milhões de veículos. Para fabricar este montante, as montadoras programam investimento recorde de US$ 4,9 bilhões até o final de 2008. Mas os avanços não param por aí. Levantamento da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) revela que autopeças e montadoras planejam investir US$ 20 bilhões até 2010, o que vai levar o Brasil a uma capacidade de até 5 milhões de unidades ao ano. "Até agora, as empresas conseguiram dar resposta ao crescimento do mercado na base mais de ajustes, eliminação de gargalos e aumento da jornada de trabalho", afirmou ontem o presidente da Anfavea, Jackson Schneider. "De agora em diante os investimentos vão ter de ser intensificados para acompanhar o ritmo de elevação das vendas."  No balanço mensal que apresenta à imprensa, a Anfavea constatou aumento frenético de vendas e produção entre todos seus afiliados - fabricantes de veículos, comerciais leves, caminhões, ônibus e máquinas agrícolas. Foram licenciados no primeiro bimestre 38,7% a mais de autoveículos (exceto máquinas agrícolas) em relação aos priemiros dois meses de 2007. Já as máquinas cresceram 62,6% no primeiro bimestre -foram 6,8 mil unidades vendidas entre janeiro e fevereiro contra 4,2 mil unidades comercialzadas em igual período de 2007. Com as melhoras de processos produtivos, a indústria automobilística conseguiu produzir cerca de 500 mil veículos a mais sem realizar grandes investimentos. Entre março de 2007 e fevereiro de 2008, foram produzidos 3,07 milhões de veículos contra 2,62 milhões de unidades fabricadas entre março de 2006 a fevereiro de 2007. Mas a fórmula já dá mostras de esgotamento. É por isso que neste ano estão programados os investimentos recordes de cerca de US$ 5 bilhões, que vão levar à produção brasileira a cerca de 4 milhões de unidades em 2009. Já em 2008, a Anfavea projeta uma capacidade de produção de 3,85 milhões de veículos, marca que vai lhe transformar num respeitado produtor mundial, o que atrai mais investimentos.