01/04/11 14h06

Produção industrial tem maior alta desde março de 2010

O Estado de S. Paulo

A produção industrial aumentou 1,9% em fevereiro ante janeiro, na série com ajuste sazonal, divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio acima do intervalo das expectativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções (de 0,50% a 1,70%), com mediana de 1%. Na comparação com fevereiro de 2010, a produção subiu 6,9%. Nesta comparação, as estimativas dos analistas variavam de 2,00% a 7,00%, com mediana de 5,35%. Em 12 meses, a produção da indústria acumula alta de 8,6%. Os técnicos do IBGE responsáveis pela pesquisa dão entrevista dentro de instantes para comentar os resultados. A alta de 1,9% da produção industrial em fevereiro é a maior desde março do ano passado, quando ficou em 3,5% na comparação com o mês anterior. O resultado aponta uma recuperação do setor industrial após os sinais de acomodação que o indicador começou a mostrar a partir de abril.

Entre os 27 ramos industriais pesquisados pelo IBGE, 17 apresentaram expansão na atividade industrial entre janeiro e fevereiro deste ano, informou hoje o instituto. O destaque entre os desempenhos de aumento na produção industrial, de acordo com o IBGE, ficou com alimentos e veículos automotores. Nesses dois setores, houve expansão de 6,7% e 4,7%, respectivamente. Segundo o IBGE, a indústria de alimentos teve o segundo mês de avanço consecutivo, acumulando ganho de 7,7% no período, após o recuo de 5,2% entre setembro e dezembro do ano passado.

 

Outras elevações expressivas na atividade industrial foram registradas em produtos de metal (7,0%), metalurgia básica (3,3%) e bebidas (2,8%), também na comparação entre fevereiro e o mês anterior. Por outro lado, na passagem de janeiro para fevereiro, o IBGE também apurou quedas no nível de atividade. Entre destaques negativos, estão os recuos na produção de produtos químicos (-3,7%) e material eletrônico e equipamentos de comunicações (-5,7%).

A produção de bens de capital (máquinas e equipamentos) da indústria registrou alta de 0,9% em fevereiro deste ano em relação a janeiro, segundo informou hoje o IBGE. Na comparação com fevereiro de 2010, a produção de bens de capital subiu 17,9% em fevereiro deste ano. O instituto informou ainda que a produção de bens intermediários teve alta de 1,3% em fevereiro deste ano, ante o mês anterior, e avançou 4,1% na comparação com fevereiro de 2010. Já a produção de bens de consumo em fevereiro de 2011 cresceu 0,5% em relação a janeiro e teve alta 6,9% na comparação com fevereiro de 2010.

No entanto, ainda no segmento de bens de consumo, a produção de duráveis teve queda de 2,3% em fevereiro, na comparação com o mês anterior. Já ante fevereiro do ano passado, houve alta de 17,4% na produção de duráveis. A produção de semiduráveis e não duráveis também recuou em fevereiro deste ano ante janeiro. Apresentou, em fevereiro, baixa de 0,2% ante mês imediatamente anterior, mas teve alta de 3,6% na comparação com fevereiro de 2010.