04/04/08 11h45

Produção industrial recua em 5 das 14 regiões pesquisadas, mostra IBGE

DCI - 04/04/2008

Entre janeiro e fevereiro, os índices regionais de produção industrial ajustados sazonalmente recuaram em 5 dos 14 locais pesquisados. A informação foi divulgada hoje (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os estados de São Paulo (-1,5%), Rio de Janeiro (-0,9%) e Minas Gerais (-1,6%), cerca de 60% do total da indústria no país, exerceram as pressões negativas mais relevantes. Já Ceará (3,4%), Bahia (2,8%) e Região Nordeste (2,7%) destacaram-se com um crescimento industrial acima da média nacional (-0,5%). Comparando-se fevereiro deste ano com o mesmo mês em 2007, houve expansão em todas as regiões pesquisadas, enquanto que a taxa de variação para o total do país ficou em 9,7%. No índice acumulado para o primeiro bimestre, também observa-se avanço em todas as regiões. Destaque para Amazonas (17,7%), Pernambuco (15,8%) e Paraná (15,3%). Nestes locais o bom desempenho foi particularmente influenciado pela ampliação na fabricação de bens de consumo duráveis (automóveis e celulares) e à recuperação do setor agrícola e exportação de commodities (açúcar cristal, produtos siderúrgicos, petróleo e minérios de ferro). A média nacional, neste caso, foi de 9,2%. Na taxa anualizada, acumulado dos últimos doze meses, registra-se uma aceleração de 6,9% em todo país.