03/05/11 11h38

Produção industrial alcança em março patamar mais alto da série

O Estado de S. Paulo

A produção industrial subiu 0,5% em março ante fevereiro, na série com ajuste sazonal, segundo divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A produção alcançou em março o patamar mais elevado desde o início da série histórica do IBGE. O resultado ficou dentro do intervalo das expectativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que estimavam desde uma queda de 1,70% a uma expansão de 1,30%, com mediana de 0,30%. Já na comparação com março de 2010, a produção da indústria brasileira caiu 2,1%. Nesta comparação, as estimativas variavam de um recuo de 4% a uma alta de 2,3%, com mediana negativa de 2,5%. Até março, a produção industrial acumula altas de 2,3% no ano e de 6,8% em 12 meses. Os técnicos do IBGE vão conceder entrevista daqui a pouco para comentar os resultados.

O aumento no ritmo de atividade em março, comparativamente a fevereiro, foi observado em 13 dos 27 setores pesquisados, com destaque para material eletrônico e equipamento de comunicações (10,1%), que anulou a perda de 3,1% vista no mês anterior. Outros setores também mostraram aumento de ritmo, como máquinas e equipamentos (1,8%), calçados e artigos de couro (9,2%), outros equipamentos de transporte (3,6%), produtos de metal (2,5%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (2,9%). A principal pressão negativa veio do setor de alimentos (-3,9%), seguido por equipamentos médico-hospitalares, ópticos e outros (-9,2%), indústrias extrativas (-1,9%), perfumaria, sabões e produtos de limpeza (-6,0%) e bebidas (-2,8%). O índice de média móvel trimestral da indústria fechou o mês de março em alta de 0,9% ante +0,5% do trimestre encerrado em fevereiro.

A produção de bens de capital cresceu 3,4% em março ante fevereiro, mas registrou recuo de 0,1% ante março de 2010, informou o IBGE. No acumulado do ano, a alta é de 8,4% para bens de capital e em 12 meses, de 16,5%.