25/07/07 11h38

Produção em SP avança 4% no 1º semestre

Folha de S. Paulo - 25/07/2007

O nível de atividade da indústria de transformação do Estado de São Paulo caiu 0,3% em junho na comparação com maio, segundo dados com ajuste sazonal divulgados ontem pelo Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). No semestre, no entanto, a produção na indústria paulista cresceu 4%. Sem ajuste sazonal, a queda de junho chega a 3% em relação a maio, mas aponta alta de 3,1% em relação a junho de 2006. O desempenho mostrou uma desaceleração em relação a maio e abril, meses em que o INA (Indicador do Nível de Atividade) cresceu 1,6% e 1,7% sobre os imediatamente anteriores, segundo dados com ajuste sazonal revisados. O diretor do Departamento de Economia do Ciesp, Boris Tabacof, diz que a queda de junho é mais uma acomodação da produção do que uma reversão do crescimento observado nos meses anteriores. A expectativa para o ano é de alta de 4,5%. Tabacof também comparou os números da indústria com o desempenho do comércio. De janeiro a maio, segundo números do IBGE, o comércio registrou alta de 7,5%, contra 3,3% da indústria. "Uma das explicações é o número crescente de produtos importados." Entre os setores que se destacaram em junho, está Máquinas e Equipamentos, com alta de 1,2% em relação a maio, com ajuste sazonal. No semestre, o setor acumula crescimento de 10,5% contra o mesmo período de 2006.