Produção de veículos no país é a maior desde 2019 com 1,6 milhão de unidades
Com o resultado, indústria automotiva volta a registrar patamares de produção que foram vistos pela última vez antes da pandemia
Automotive BusinessA produção de veículos voltou definitivamente aos patamares vistos antes da pandemia de covid-19. O volume que saiu das linhas instaladas no país no acumulado do ano até agosto, e o volume registrado apenas em agosto, foram os maiores desde 2019.
Segundo balanço da Anfavea, a associação que representa as montadoras instaladas no país, divulgado na quinta-feira, 5, a produção realizada em agosto cresceu 14,5% ante agosto do ano passado, somando 259,6 mil unidades. Foi o melhor resultado mensal do ano, superando o de outubro de 2019.
No acumulado do ano até agosto, portanto, saíram das linhas de montagem 1,6 milhão de unidades, mostraram dados do balanço da Anfavea, a associação que representa as montadoras de veículos instaladas no país. Também foi o melhor resultado para o período janeiro-agosto desde 2019.
O resultado dos oito meses foi 6,6% maior do que aquele verificado em igual período no ano passado. Na primeira quinzena de agosto, a indústria informou que já havia superado a marca de 1,5 milhão de unidades, e era de se esperar que o ritmo poderia culminar em um volume de produção relevante no mês.
Do total produzido até agosto, 1,535 milhão de unidades corresponderam aos modelos leves, 4,8% a mais sobre igual período em 2023. A produção de caminhões somou 89,4 mil unidades (+40,7%). A de ônibus somou 2,1 mil unidades (+41%), informaram os dados do balanço.
Houve também crescimento no nível do emprego. Até agosto as montadoras empregavam 105,8 mil funcionários, um quadro 5,6% maior do que aquele que estava em atividade em agosto do ano passado.
Fonte: https://www.automotivebusiness.com.br/pt/posts/setor-automotivo/producao-veiculos-pais-maior-2019/