04/04/08 11h44

Produção de veículos é recorde no trimestre

DCI - 04/04/2008

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulga hoje um recorde de produção de veículos no primeiro trimestre deste ano. As vendas internas também são recorde, e já chegam a 648 mil unidades, uma expansão de 31,4% em relação aos três primeiros meses de 2007. No último mês o mercado automotivo seguiu aquecido, com 232,2 mil unidades comercializadas, superando em 20% o mesmo mês do ano passado. Foi o melhor março da história da indústria automobilística no Brasil. A liderança no ranking de vendas continua com a italiana Fiat, que detém 25,2% do mercado. Na segunda colocação está a Volkswagen, com 22,6% de participação, seguida pela General Motors (GM), com 21,9%. Em seguida vem a Ford, que possui 9% do mercado, a Honda, com 4,1%, e a Renault, com 4%. A montadora francesa deverá, nos próximos meses, alcançar a quinta colocação, graças ao bom desempenho de vendas do Logan e do Sandero, além de novos lançamentos que estão por vir. Dentre os modelos mais vendidos, o Gol, da Volkswagen, segue na liderança. Segundo a montadora, no último mês foram 25,9 mil unidades comercializadas, que representam 14,2% das vendas totais de carros de passeio. No primeiro trimestre do ano, o modelo já soma 66.858 unidades, com uma participação de 13,1%.