07/07/08 15h16

Produção de veículos chegará a 3,6 milhões

Gazeta Mercantil - 07/07/2008

A perspectiva de reduzir o elevado patamar de vendas de automóveis no segundo semestre, em razão do aumento das taxas de juros, não alterou as estratégias de produção das montadoras. Segundo as fabricantes de autopeças, o volume de pedidos continua elevado para os próximos meses e as programações indicam que sejam fabricados até 3,6 milhões de veículos neste ano, o que representará um crescimento de 20,9% em relação a 2007, quando foram produzidos 2,977 milhões de veículos. "Continuo trabalhando em ritmo acelerado, pois os pedidos em carteira estão muito alto", disse o presidente da Dura Automotive do Brasil, Mário Butino. Além de ter que aumentar o ritmo de trabalho por causa da forte expansão do mercado interno, a Dura, que fornece componentes eletrônicos, hidráulicos, sistemas de freios, entre outros, ainda tem que dar conta dos pedidos dos novos modelos que já foram lançados pelas montadoras, como o novo Gol, da Volkswagen, o Ka da, Ford e o Sandero e Logan, da Renault, que estão atraindo o consumidor brasileiro. Diante deste cenário bastante positivo para a indústria automobilística, o presidente da Dura não acha que haverá significativas mudanças no setor em curto prazo. A Remy Automotive, que faz motores de partida e alternadores para automóveis e caminhões, também prevê que a tendência de crescimento do setor automotivo se manterá por longo prazo. Se as previsões se confirmarem a estimativa da Remy é que a fábrica da Remy, em Brusque (SC) chegue neste ano a uma produção de 1 milhão de peças. O grande crescimento do setor automotivo brasileiro fez a Thimken, fabricante de rolamentos, suspender o fechamento de sua fábrica no Brasil, como havia anunciado no ano passado. Além das montadoras de veículos, a Thimken também fornece rolamentos para a indústria pesada, aeronáutica e ferroviária. A fábrica de São Paulo, onde trabalham 500 funcionários, está operando a plena capacidade em dois turnos. O grande impulso da Thimken está sendo estimulado também pelo setor de caminhões, que continua com alta produção por causa do cenário positivo no setor de agronegócio. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), no primeiro semestre a produção de veículos cresceu 21,3% e fechou com 1,68 milhão de unidades. As vendas internas avançaram 30% nos seis meses do ano em relação ao mesmo período do ano passado e totalizou 1,41 milhão de unidades.