Produção de etanol no Brasil bateu recorde em 2014
Petro NotíciasA produção de etanol no Brasil bateu recorde no último ano, chegando a marca de 28,6 bilhões de litros, aumento de 4% com relação ao ano de 2013 e superior ao ano de 2010, antigo detentor da maior produção com 27,9 bilhões de litros. Os dados são da “Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis 2014”, lançado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
O aumento da produção de etanol ocorre pelo terceiro ano consecutivo, e os principais motivos para a expansão, segundo a EPE, foram: o baixo preço internacional do açúcar, que levou o produtor a direcionar a maior parte da produção de cana para a fabricação de etanol; a liberação de recursos públicos para o setor sucroenergético; e as expectativas de aumento do percentual de etanol anidro na gasolina C , subindo de 25% para 27%, e do retorno da tributação sobre a gasolina.
O documento também aponta crescimento no consumo de biodiesel no ano passado, devido ao aumento na demanda do óleo diesel convencional e à mudança do percentual da mistura na gasolina, de 5% para 6% – em julho – e posteriormente para 7% – em novembro -.
A possibilidade de complementar as usinas hidrelétricas com as termelétricas a biomassa do setor sucroenergético, pela possibilidade de geração sazonal, também faz parte do estudo. Isso porque a safra de cana ocorrer justamente no período seco do ano, entre abril e novembro, época desfavorável para as hidrelétricas. Além disso, o estudo aponta que a integração dos ativos, fabricação de etanol e açúcar e geração de energia poderá crescer no médio prazo.
A sexta edição da “Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis” está disponível no site da EPE.