10/11/09 10h55

Produção de 316 mil veículos é a segunda melhor da história

DCI

A produção brasileira de veículos (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus) registrou alta de 15,7% (contando os CKDs) em outubro na comparação com setembro, chegando à marca de 316 mil unidades. O resultado significa o segundo melhor mês da história da indústria automobilística nacional em termos de produção, atrás de julho de 2008, mês em que saíram dos pátios 318 mil veículos. O aumento da produção demonstra o esforço da indústria em repor os estoques, já que em setembro houve corrida dos consumidores às concessionárias por conta do último mês com o desconto integral do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que voltou, de forma gradativa em outubro, e que está marcado a voltar plenamente em 2010. O balanço do setor foi divulgado ontem pela Associação Nacional de Veículos Automotores (Anfavea).

Mesmo com o avanço da produção, os estoques continuam fora da zona de conforto, segundo a entidade. Ao todo, os veículos estão ficando, em média, 22 dias parados - somado o tempo dos veículos nas concessionárias e no pátio das montadoras - antes de serem vendidos. Em setembro, foram apenas 17 dias. Segundo o presidente da Anfavea, Jackson Schneider, o estoque ideal será alcançado nos próximos meses.

Outro fator que também interferiu na alta da produção foi o desempenho positivo do segmento de caminhões. Mês passado foram produzidas 12,8 mil unidades, contra as 11,5 mil de setembro. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, por outro lado, a baixa é ainda de 27,4%. "Estamos vendo claramente uma tendência de recuperação", afirmou Schneider. De acordo com o executivo, a queda em relação ao ano passado ainda é notável por conta das exportações, que não apresentaram melhora. "Para caminhões o mercado de exportações é muito importante. Tem montadora que dedicava 50% da produção para o mercado externo", disse.

Os números positivos deverão fazer com que a Anfavea ultrapasse a sua previsão de crescimento para o mercado interno em 2009. Schneider não adiantou em quanto, mas afirmou que a projeção de crescimento de 6,4% ante 2008 para o mercado interno pode ser superada. No início de dezembro, a Anfavea pode mudar sua estimativa, além de divulgar as suas expectativas para o mercado automotivo para 2010.

Em outubro, as fabricantes de autoveículos contrataram 257 pessoas, registrando o quarto mês consecutivo com melhora na empregabilidade do setor. No total, o setor emprega 106,9 mil pessoas. No entanto, mesmo com a alta de produção, são praticamente 8 mil pessoas a menos do que a marca de outubro do ano passado.