Prodesp e Embratel firmam parceria para oferecer internet via satélite no Litoral Norte
Iniciativa assegura conectividade para atendimentos no Poupatempo Móvel em São Sebastião
Governo de SPA Prodesp, empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo que operacionaliza o Poupatempo, e a Embratel firmaram uma parceria que assegura sinal de internet via satélite no Litoral Norte. A iniciativa garante conectividade para os atendimentos de novas vias de RG e CNH (Carteira Nacional de Habilitação) emitidas gratuitamente à população atingida pelas chuvas extremas em São Sebastião durante o carnaval.
“O trabalho do Poupatempo Móvel em São Sebastião foi uma preocupação imediata do governador Tarcísio de Freitas para garantir cidadania à população e rápido acesso a cadastros em programas sociais. Em sete dias, a carreta já concluiu 1.090 atendimentos de RG e CNH, tanto em mesa como em totens de autoatendimento. Até o momento, já foram 2,6 mil atendimentos nas cidades afetadas pela catástrofe”, disse Gileno Gurjão Barreto, presidente da Prodesp.
A Embratel é um dos principais fornecedores de serviços de TI e Telecom do Brasil. A iniciativa também conta com participação da operadora Claro e assegura o funcionamento de duas antenas de conectividade via satélite na cidade mais afetada pela catástrofe.
Uma antena está no Instituto Verdescola e outra funciona na carreta do Poupatempo Móvel, que está estacionada próximo à sede da entidade. A Embratel também disponibilizou notebooks e impressoras para os atendimentos que garantem novos documentos à população.
“A Embratel está disponibilizando 50 Mbps de internet via satélite para a assistência social das pessoas atingidas pelos temporais”, afirmou Maria Teresa Lima, diretora-executiva da Embratel para Governo.
A infraestrutura também dá suporte aos serviços da Claro na região, possibilitando que a população possa se conectar às redes móveis de internet e telefonia. A Embratel ainda recebe doações na cidade de Santos para auxílio a desabrigados e desalojados pelo desastre.