04/10/18 12h00

Procura por sistema de energia solar cresce no interior de São Paulo

Grupo Bom dia

Em Boituva (SP), comerciantes afirmam que as vendas aumentaram em até 50%. Moradores alegam que sistema ajuda a diminuir os gastos nas contas de energia
As vendas do sistema de energia solar cresceram em 50% nas lojas de Boituva (SP), segundo os comerciantes. Segundo o proprietário de uma loja, Hudson Henrique Medeiros, desde o ano passado há uma alta procura pelo sistema na cidade.
“Uma casa que hoje tem quatro pessoas economiza uma faixa de R$ 100 por mês só com energia. Então, o custo benefício é muito grande”, afirma.
O sistema tem sido procurado pelos clientes devido à economia na conta de energia. André Maestrello Matos, por exemplo, é construtor e conta que instalou o sistema em sua casa nova.
“Hoje meu custo está reduzido quase pela metade. Em casa, somos em cinco pessoas. Então, são vários banhos e eu senti bastante diferença na minha conta”, afirma.
Ele ainda diz que para manter o sistema de aquecimento em uma família com cinco pessoas é necessário ter pelo menos cinco placas e um reservatório. De acordo com ele, o investimento é de aproximadamente R$ 5 mil, mas faz diferença na conta de energia no final do mês.
Como funciona?
O sistema solar esquenta a água por meio de placas que captam a radiação solar. Com isso, a água esquenta e vai para um reservatório, o que ajuda a diminuir os gastos nas contas de energia.