Probel e Bel Sonno vendem fábricas de molejos à LP
Valor Econômico - 13/11/2006
Seis anos após a instalação de sua primeira fábrica no Brasil, a multinacional americana Leggett & Platt (LP), especializada em molejos usados em colchões de mola, iniciou a expansão dos seus negócios por meio de aquisições no país. A estratégia, inaugurada no ano passado com a compra da unidade de molejos da Bel Sonno, foi ampliada na semana passada, quando a empresa adquiriu a unidade de molejos da Probel em Suzano (SP). Tanto a Bel Sonno quanto a Probel seguirão produzindo colchões, que é seu principal negócio. A operação, de valor não divulgado, está incluída no investimento de US$ 10 milhões anunciado pela empresa no início do ano. O negócio consolidou a liderança da americana no segmento de molejos no Brasil. Primeiro, a compra da Bel Sonno ampliou sua participação de 17,6% para 24,3%. Agora, a compra da Probel elevou a fatia para 37% e duplicou a capacidade produtiva para o equivalente a 1 milhão de colchões por ano. O próximo alvo possível da americana deve ser a Ortobom, que hoje ocupa o segundo lugar neste mercado, com 6,77% da produção de molejos, segundo dados divulgados pela Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) na ocasião da compra da unidade da Bel Sonno. Segundo o documento, a LP pagou US$ 5,2 milhões para comprar a unidade de Bel Sonno, de Campinas (SP). O novo contrato entre as empresas determina o fornecimento de molejos para a Probel durante cinco anos e é renovável automaticamente. A fábrica vendida fica dentro do parque industrial da Probel em Suzano, que tem 60 mil m². Antes da chegada da LP no Brasil não havia fornecedores de molejo de grande porte, segundo Massa. Por isso as fabricantes que decidiram produzir colchões de mola optaram por suprir sua própria demanda por molejos, que correspondem a 60% do custo do colchão, de acordo com o presidente da LP. A americana, que fatura US$ 6 bilhões em todo o mundo, faturou US$ 9,1 milhões no Brasil em 2004.