23/07/10 11h55

Previ mira investimentos em redes de varejo no País

O Estado de S. Paulo – 23/07/10

A Previ, maior fundo de pensão do País, com um patrimônio de aproximadamente R$ 140 bilhões (US$ 77,8 bilhões), decidiu mirar as grandes empresas de varejo, setor que cresceu nos últimos anos na esteira do aumento da renda da população brasileira. Segundo o presidente da fundação, Ricardo Flores, a Previ vem mapeando o setor com intenção de comprar uma participação acionária em empresas de varejo, um dos poucos setores onde a fundação ainda não tem investimentos.

"Esse é um mercado interessante, pujante e que enxergamos boas oportunidades de ganho", afirmou. No ano passado, a entidade ganhou mais fôlego para investimento com a mudança nas regras para os fundos de pensão, que elevou de 50% para 70% o limite das aplicações em renda variável. Antes, a Previ estava desenquadrada e precisava anualmente vender participações acionárias para tentar cumprir um acordo fechado com a Secretaria de Previdência Complementar (SPC), que previa a redução da fatia em renda variável para 50% até 2014.

Flores não quis revelar se a entidade já está em negociações com alguma rede, mas adiantou que o alvo não precisa ser uma companhia de capital aberto. Segundo o executivo, o recente aumento do poder aquisitivo da população, especialmente das classes C e D, vem ampliando a lucratividade das companhias de varejo, que dependem basicamente do comportamento do mercado interno. O presidente da Previ destacou ainda que o crescimento do mercado foi um dos fatores que garantiu ao Brasil uma passagem mais tranquila pelo epicentro da crise financeira internacional deflagrada em setembro de 2008.