Pressto retorna ao Brasil
A marca espanhola de lavanderias vai abrir pelo menos três unidades na cidade de São Paulo até o final do ano
Brasil EconômicoA rede espanhola de lavanderias Pressto ensaia sua volta aomercado brasileiro. Com atuação em 20 países, a marca, que investe no conceito de “butique da limpeza”, planeja abrir pelomenos três unidades na cidade de São Paulo ainda este ano.
“A empresa está estudando o mercado para entrar com mais cuidado dessa vez. O Brasil é um dos países mais cobiçados em todo o mundo, pois tem um mercado consumidor forte, uma economia estável e um sistema jurídico que, apesar dos problemas, funciona”, diz o diretor presidente da Global Franchise, Paulo César Mauro, responsável pelas intermediações entre a marca e investidores brasileiros.
Em 2005, a rede desembarcou no país, mas sua estadia durou pouco. Segundo Mauro, a Pressto errou na escolha do master franqueado em sua primeira investida. “O master é figura importante para as franquias estrangeiras, mas ele tem que saber implantar o conceito da marca”, explica.
Agora, a Região Sudeste é o alvo, começando por São Paulo. Depois será a vez do Sul do país receber unidades da rede de lavanderias. Por aqui, o investimento inicial dos franqueados será de cerca de R$ 350 mil. O diferencial da Pressto, aponta Mauro, é oferecer uma série completa de serviços, que vão além da lavagem e incluem reposição de botões e zíperes e ajustes na roupa, entre outros.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado brasileiro de franquias de conservação e limpeza faturou R$ 1,07 bilhão em 2013, de um total demais de R$ 115,5 bilhões movimentados por todo o setor de franquias, no ano passado. O Brasil possui 89 redes de lavanderias.
5àSec planeja mais 40 lojas para o país neste ano
Maior rede de lavanderias do país, de acordo com levantamento da ABF, a 5àSec planeja abrir 40 novas lojas até o final do ano, no Brasil. O foco são as cidades do interior do país. “Nos grandes centros, os territórios já estão ocupados. Para abrir uma franquia, o investimento inicial gira em torno dos R$ 500 mil, sem contar o aluguel do espaço”, conta o diretor de marketing da rede, Sérgio de Souza Carvalho Junior.
A rede francesa já possui430 lojas espalhadas pelas principais cidades do país, mas ainda acredita que há espaço para crescimento. “Apenas de 3% a 4% da população usa serviços de lavanderia. Coma PEC das domésticas e mais recentemente racionamento de água, vemos que existe mercado potencial a ser explorado. Nosso foco são campanhas de conscientização de que o serviço de lavanderia é economicamente acessível, ao contrário do que muitos pensam”, diz o executivo da 5àSec, que faturou R$ 173 milhões em 2013. Para este ano, a expectativa é crescer 10% no Brasil, que é a maior operação da empresa francesa em todo o mundo.
“Estamos em cerca de 30 países. Mas aqui temos 50% a mais de lojas do que na França”, finaliza o executivo.