14/12/23 16h04

Presidente Prudente sedia 20ª Coalizão Empresarial promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Secretário Jorge Lima se reuniu com empresários e lideranças políticas para debater medidas que possam estimular o crescimento regional

Secretaria de Desenvolvimento Econômico de SP

Nesta segunda-feira (11), o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima, esteve em Presidente Prudente para a 20ª Coalizão Empresarial, iniciativa que tem como objetivo discutir estratégias para o desenvolvimento regional, formas de incentivo ao empreendedorismo e atração de investimentos para estimular as vocações e fortalecer a cadeia produtiva da região. O evento foi realizado no Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).

“Aqui na região, há cidades pequenas que têm índices baixos do PIB, então precisamos oferecer ferramentas que as façam também se desenvolver. A agricultura cooperativada é um caminho, a economia circular, outro. O turismo é outro ainda, quando olhado como indústria e não apenas como lazer. Por isso, é importante nos reunirmos com empresários locais para desenhar um plano estratégico de geração de renda e emprego”, afirma o secretário.

Presidente Venceslau, Presidente Epitácio e Álvares Machado

Lima também organizou outros três encontros empresariais em Presidente Venceslau, Presidente Epitácio e Álvares Machado. A cidade de Presidente Epitácio possui mais de 40 mil habitantes, tem vocação para o agro e a agroindústria e um forte potencial para o turismo, já que a cidade está próxima ao Rio Paraná. Já a cidade de Presidente Venceslau tem como vocação o plantio de batata doce e mandioca – destacando-se mundialmente na exportação. Em Álvares Machado, a pauta foi sobre o projeto de agricultura direcionada, visando à crescente produção de amendoim e uva Itália.

Durante o encontro, o secretário apresentou as diretrizes do governador Tarcísio de Freitas em atuar no desenvolvimento econômico para gerar emprego, renda e riqueza local. A medida também visa discutir as principais demandas do empresariado para oferecer ações mais assertivas, como atração de investimentos e qualificação de mão de obra.

Coalizão Empresarial

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico já realizou outros encontros e coalizões empresariais em várias cidades de quase todas as regiões administrativas do estado: Campinas, Ribeirão Preto, Santos, Barretos, Sorocaba, Franca, São José do Rio Preto, Araçatuba, Bauru, Marília, Araraquara, São Carlos, Registro, São José dos Campos, Guarulhos, Itu e Torrinha foram algumas das contempladas.

Fonte: https://www.desenvolvimentoeconomico.sp.gov.br/presidente-prudente-sedia-20a-coalizao-empresarial-promovida-pela-secretaria-de-desenvolvimento-economico/