13/04/12 14h52

Presidente da Investe SP apresenta o Estado como destino de investimento em Nova Iorque e Boston

Cerca de 160 potenciais investidores conheceram as oportunidades de negócios em São Paulo durante o seminário “How to do business and invest in Brazil”; evento foi realizado em Nova Iorque e Boston

A segunda etapa da missão da Investe SP aos Estados Unidos, realizada em conjunto com a Câmara de Comércio Americana (Amcham), encerrou-se nesta sexta-feira, 13 de abril, em Boston, Massachusetts. O presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida, e o analista Internacional da agência, Rafael Murgi, participaram do seminário “How to do business and invest in Brazil”, que foi aberto pelo cônsul geral do Brasil em Boston, Fernando de Mello Barreto, e pelo governador de Massachusetts, Deval Patrick.

“O Brasil é um parceiro importante de Massachussets. É a sexta economia do mundo e nossas relações foram reforçadas com a visita da presidente Dilma”, disse Patrick. “O Brasil cresceu em 2011 e tem apresentado um crescimento constante”, ressaltou Barreto, que fez uma retrospectiva do desenvolvimento da economia brasileira desde o milagre econômico dos anos de 1970.

Cerca de 80 representantes de empresas, associações e consultorias norte-americanas estiveram presentes no evento, em que Almeida explicou os serviços oferecidos gratuitamente pela Investe SP aos investidores que desejam se instalar no País e os principais diferenciais competitivos do Estado, além de destacar as oportunidades de investimento em parcerias público-privadas.

“Somente a Petrobrás planeja investir US$ 224 bilhões no setor de petróleo e gás até 2015. Considerando-se os demais players do mercado, teremos um total de investimento de US$ 400 bilhões. Isso vai mudar o perfil do setor, que demanda a consolidação de toda a cadeia de fornecedores. É uma oportunidade única para os investidores”, afirmou Almeida.

O presidente da Investe SP também apresentou as oportunidades de investimento em São Paulo durante o seminário realizado em Nova Iorque na quarta-feira, 11 de abril, para cerca de 80 empresários, incluindo o diretor executivo da Câmara de Comércio Brasil América, Roberto Azevedo. “São Paulo tem muitas semelhanças com Nova Iorque. Se fossem países, São Paulo seria a 19ª economia do mundo e Nova Iorque, a 13ª”, destacou Almeida.

Durante a abertura do evento, o cônsul geral do Brasil em Nova Iorque, Luis Felipe de Seixas Corrêa, destacou a relevância dos investimentos norte-americanos. “Em 2011, os Estados Unidos foram o segundo maior investidor no Brasil depois da China”, disse.

Já o presidente da Amcham, Gabriel Rico, elencou os três principais fatores que causaram uma verdadeira “reviravolta” no Brasil. Em relação à macroeconomia, o País tem recebido uma taxa crescente de investimentos estrangeiros diretos; socioeconomicamente, há uma classe média crescente; no aspecto geopolítico, destaca-se o comprometimento do País com o meio ambiente, a liderança na produção de alimentos e as oportunidades no setor de petróleo e gás.

Fórum de Oportunidades Globais Santander
Além dos dois seminários “How to do business and invest in Brazil”, a equipe da Investe SP também participou do Fórum de Oportunidades Globais Santander, que aconteceu nesta quinta-feira, 12 de abril, em Boston. O objetivo do evento foi debater como as empresas podem expandir seus negócios no exterior e criar empregos.

Representantes do Santander no Brasil, Espanha, Portugal, México, Argentina, Chile e Polônia falaram sobre as oportunidades de investimentos em seus respectivos países. evento encerrou-se com um debate entre o Governador de Massachusetts, Deval Patrick, o CEO do Santander, Jorge Morán, e o presidente da Câmara de Comércio de Boston, Paul Guzzi.