21/02/20 12h46

Prefeitura inovadora e empreendedora

O Imparcial

Durante reunião ontem, com o intuito principal de apresentar o HUB-018 (Novo Polo Digital) a empreendedores prudentinos que, de alguma forma, estão ou estiveram vinculados à Fundação Inova Prudente, o secretário municipal de Tecnologia da Informação, Rogério Marcus Alessi, aproveitou para realizar outros importantes anúncios: falou sobre o programa Inova Tec, que oferecerá incentivos fiscais para empresas de base tecnológica; sobre um espaço destinado aos acelerados pela fundação, e a respeito do Laboratório do Governo Digital.

Durante a reunião, com a presença do prefeito Nelson Roberto Bugalho (PSDB), Rogério Alessi entregou ao chefe do Executivo o certificado de prefeito inovador, recebido durante o 3° Fórum de Cidades Digitais do Centro-Oeste Paulista, realizado em Marília (SP), como reconhecimento do trabalho realizado pela Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação) e a Fundação Inova Prudente. O prefeito recebeu agradecido.

LABORATÓRIO DO GOVERNO

Confirmando Prudente como uma cidade inovadora, Alessi anunciou o Laboratório do Governo Digital. Um espaço no Inova para que servidores municipais se reúnam e discutam problemas e sugiram inovações a partir da demanda interna. “A Prefeitura já desenvolve soluções inovadoras, agora queremos um espaço físico”, destaca. Um exemplo, aponta o titular da Setec, são os QR Codes colocados em alvarás, inovação que resolveu os problemas com falsificações.

“Acadêmicos de TI [Tecnologia da Informação] já selecionados por concurso, vão desenvolver as ideias”, acrescenta o secretário. O laboratório será inaugurado em março.

BENEFÍCIO PARA A INOVAÇÃO

Sobre o “1° Programa de beneficio fiscal para as empresas de inovação”, o projeto pretende credenciar pessoas jurídicas de direito privado para participar e usufruir de benefícios a serem concedidos. Podem participar as pessoas jurídicas, exclusivamente de prestação de serviços, estabelecidas no município que se enquadrem no edital, que tenham atividades relativas ao CNAE (Cadastro Nacional de Atividades). “Também podem participar desta seleção empresas de outras atividades econômicas, exclusivamente de prestação de serviços que comprovem serem de base tecnológica, desde que comprovem manter ações e investimentos no desenvolvimento de pesquisa científica ou na promoção e desenvolvimento de inovação tecnológica na área em que atuam”, informa o Inova.

As empresas que tiverem o certificado de participação terão isenção de taxas e redução no valor do ISS (Imposto sobre Serviços). O edital está disponível e pode ser conferido no site do Inova Prudente, em www.inovaprudente.com.br/inovatec. O preenchimento do formulário tem início em 1° de março e segue até dia 31 do mesmo mês.

ACELERADOS NA REDE DE CONTATOS

Em um mês, todos que passaram pelo processo de monitoria e capacitação gratuitas disponibilizadas pela Inova terão um espaço reservado na fundação para se dedicarem a seus projetos, bem como para o network, visto que aqueles que finalizaram os 100 dias do processo e aqueles que ainda estão, poderão se comunicar e trocar experiências.

Está, inclusive, aberto o edital para o terceiro grupo da aceleração. Uma banca irá selecionar 20 projetos para participar dos 100 dias gratuitos de enriquecimento de conhecimentos e orientações de mentores, e os 10 considerados, ao fim, mais viáveis, recebem uma bolsa de R$ 1 mil por cinco meses. Desde o início do programa, Alessi afirma que 35 projetos já foram acelerados. O edital está disponível no endereço www.inovaprudente.com.br/fomento.