31/07/13 15h54

Prefeitura estuda áreas para a instalação de fábrica de amônia

Jornal Primeira Página - São Carlos

O prefeito Paulo Altomani afirmou, na tarde desta terça-feira, 30, que a Prefeitura mantém estudos em duas áreas que podem receber a fábrica de amônia em São Carlos. Os locais ficam entre Santa Eudóxia e Água Vermelha e na estrada São Carlos/Ribeirão Bonito, este próximo ao gasoduto.

Altomani demonstra confiança no projeto. “O gasoduto passa na porta de São Carlos. É uma economia que os governos federal e estadual terão de R$ 400 milhões na construção de um gasoduto. Sabemos que é uma queda de braço entre os governos de São Paulo e Minas e São Carlos está no páreo”, assegurou o prefeito.

Ribeirão Preto e Uberaba também lutam pelo empreendimento da Petrobrás. “Não temos uma número estimado de empregos que essa fábrica pode gerar, mas acreditamos em um volume de 500 empregos, além dos impostos que se revertem aos cofres da cidade”, projeta Altomani.

De acordo com o prefeito de São Carlos, o município pode oferecer isenção de impostos como o Imposto Sobre Serviços (ISS) e o Imposto Predial e Territorial Urbano por cinco anos com o objetivo de atrair o investimento. “Se o investimento for maior que R$ 200 milhões, as isenções podem chegar a 10 anos”, diz.

Altomani garantiu que prosseguem as conversas com o governo do Estado para trazer a arrecadação do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da Volkswagen para o município.

“O secretário Andréa Calabi [Fazenda] está sensível a essa reivindicação. Se alcançarmos esse objetivo, serão R$ 60 milhões por ano que podemos investir em saúde e educação”, ressalta o prefeito.