26/09/19 14h56

Prefeitura de SP realiza evento sobre a cultura do "faça você mesmo"

Pequenas Empresas e Grandes Negócios

Entre os dias 25 e 28 de setembro, a Prefeitura de São Paulo promoverá a 3ª edição da SP Maker Week. O evento, que é gratuito, contará com atividades para adultos e crianças, com foco na cultura maker – ou do “faça você mesmo”, em português – e debates sobre como melhorar a infraestrutura das cidades. A iniciativa ocorrerá na Biblioteca Mário de Andrade e na Hemeroteca, no Centro de São Paulo.

Durante o evento, os participantes poderão fazer oficinas de bioplástico e projetos automação de residências. Além disso, será possível ter experiências com drones, robôs e impressoras 3D.

Segundo a instituição, um dos objetivos das atividades é estimular a aplicação de novas tecnologias na construção de cidades mais sustentáveis, inclusivas e inteligentes. O evento reunirá coletivos makers, educadores, empreendedores sociais e alunos de escolas técnicas e municipais.

As atividades promoverão o debate de temas como o futuro do trabalho, indústria 4.0, cultura digital e tecnologias voltadas para o público infantil. “A inovação tem papel fundamental na ampliação da qualidade de vida das grandes metrópoles. Precisamos democratizar o acesso a estas novas ferramentas digitais estimulando as pessoas a participar da construção de uma São Paulo mais inclusiva, diversa e sustentável”, diz Daniel Annenberg, secretário municipal de inovação e tecnologia.

Convidados internacionais

A SP Maker Week 2019 irá sediar o I Fórum Brasileiro Fab City, evento que busca discutir os desafios de construir cidades mais sustentáveis e inteligentes.

O encontro reunirá as 34 cidades que compõem a rede internacional Fab City — um programa global com objetivo de propor soluções para o desenvolvimento das cidades, para que elas sejam mais produtivas e conectadas. Fab City também é termo usado para as cidades participantes do programa.

Tomas Diez, presidente da Fab City Global Iniciative e fundador do Fab City Barcelona, será um dos palestrantes do evento. Ele debaterá os desafios na implementação de cidades sustentáveis. O evento também contará com a participação de Raquel Penãlosa, da Communautique Canadá, e Aline Borges, da UNESCO.