13/08/13 16h07

Prefeitura cede duas áreas para nova sede da USP em Santos

Prefeitura de Santos

Documento oficializa a cessão de dois terrenos à entidade para o desenvolvimento de um campus voltado às áreas de petróleo e gás natural.

A USP tem até o final do ano para elaborar o projeto executivo de construção da Escola Politécnica na cidade e dar início às obras até julho de 2014, quando terá um ano e meio para entregar a edificação. Esses são os prazos que constam no termo de cooperação técnica assinado nesta segunda (12), no paço municipal, pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa e o reitor da universidade, João Grandino Rodas. O documento oficializa a cessão de dois terrenos à entidade educacional para o desenvolvimento de um campus voltado às áreas de petróleo e gás natural.

O termo de cooperação técnica vai vigorar por cinco anos, podendo ser renovando. “Esse termo marca a absoluta interação da USP com a cidade e o parque tecnológico. Será uma oportunidade para os santistas crescerem junto com o município. E não há maneira melhor de isso acontecer que adquirindo conhecimento”, disse o prefeito. “A vinda da USP para Santos era algo que faltava na nossa instituição. E isso ocorre no momento certo”, falou Rodas. As áreas cedidas são a praça Narciso de Andrade, 7 e 14, tendo também os números 6 e 16 da Júlio Conceição, com 5.691 m² e um imóvel na encosta do Monte Serrat, fazendo frente à praça Narciso de Andrade, com área de 2.691 m². A área total dos dois terrenos é de 8.382 m².

O termo de cooperação técnica vai vigorar por cinco anos, podendo ser renovando

Codesp
Conforme o documento, compete à USP fazer obras, reformas e adaptações; providenciar a implementação e o funcionamento de curso de graduação, pós-graduação e das atividades de pesquisa; implementar o Instituto Oceanográfico da USP no Armazém 8 do Porto de Santos, também cedido nesta segunda pela Codesp à instituição. Estiveram presentes na solenidade o chefe de gabinete da prefeitura, Rogério Pereira dos Santos; o secretário de Assuntos Portuários; Eduardo Lopes, o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Omar Silva Júnior; o diretor-presidente da Codesp, Renato Barco; e os professores da USP Antônio Roque Dechen (vice-reitor executivo), Alberto Carlos Amadio (chefe de gabinete), Waldyr Antônio Jorge (superintendente de de assistência Social), Antônio Marcos de Aguirra Massola (superintendente do espaço físico) e Wanderley Messias da Costa (superintendente de relações institucionais).

Parque Tecnológico

De acordo com o termo de cooperação técnica entre a prefeitura e a USP, a implementação do campus será vinculada à integração da universidade no Conselho de Administração e no Conselho Técnico da Fundação Parque Tecnológico, à participação na gestão do Laboratório de Logística e Automação do Parque Tecnológico, ao funcionamento do Instituto Oceanográfico da USP no armazém 8 no cais e à criação e gestão do museu de Pesquisa na Antártida no Projeto Valongo.

Curso de Petróleo e Gás

O engenheiro de petróleo formado pela Escola Politécnica da USP é capacitado para atuar desde a pesquisa de novas jazidas à produção de petróleo e gás natural; - A carreira volta suas atenções ao recurso natural que movimenta economias internacionais: o petróleo; - O primeiro ano de funcionamento em Santos teve 10 alunos, mesmo número de vagas de São Paulo. Em 2013, a turma inicial foi ampliada para 50 alunos; - O curso possui concorrência considerada alta (42,8 candidatos por vaga).