Prefeitos da região de Campinas assistem palestra sobre parceria com a Investe São Paulo
Presidente da agência participa de reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC e fala sobre a importância do relacionamento com os municípios
Investe SP, com informações da pref. de CampinasO presidente da Investe São Paulo, Juan Quirós, participou da reunião dos membros do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitano da Região Metropolitana de Campinas (CD-RMC) realizada nesta terça-feira, 17 de março.
Durante o encontro, Quirós falou sobre os serviços realizados pela agência de promoção de investimentos paulista e a importância de estreitar os relacionamentos da empresa com prefeituras municipais.
“Nós precisamos que vocês nos ajudem a mapear as vocações econômicas de cada municípios. Nossa ideia é cruzar as demandas dos investidores com o que cada cidade e região tem para oferecer em termos de fornecedores e infraestrutura”, explicou o presidente da Investe SP. Alguns prefeitos como os de Valinhos e Santa Bárbara D’Oeste aproveitaram para marcar reuniões para discutir o assunto na sede da agência.
O vice governador do Estado e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França, também participou da reunião. Ao abordar a importância da presença maciça dos prefeitos na reunião, ressaltou:
“Temos que fortalecer as Regiões Metropolitanas para que os prefeitos possam tomar as decisões em relação aos serviços públicos de interesse comum, como o transporte coletivo de caráter regional, por exemplo. São os prefeitos que sabem o que é preciso e que recebem diariamente a pressão de milhões de pessoas. Esta postura de fortalecimento reflete o que idealizou o criador destas regiões, que foi o saudoso governador Mário Covas”.
O presidente do Cosnselho e prefeito de Campinas, Jonas Donzette, abriu e conduziu os trabalhos do encontro. “Procuramos pautar a reunião com assuntos de extrema importância. Estamos com dificuldade na economia do País e, por isso, convidamos os participantes para discutir políticas públicas para o desenvolvimento dos municípios da RMC”, afirmou.
Outro destaque da reunião foi a apresentação do 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros, feita pelo Coronel Marco Aurélio Alves Pinto. “Nossa essência é apagar incêndios, mas não queremos ser só reativos, mas pró-ativos. Queremos fortalecer as medidas para prevenção de desastres e integrar o trabalho das forças de segurança”, explicou.
O comandante apresentou proposta de inserção do 7º Grupamento do Bombeiros no Conselho Metropolitano e a criação de Câmara Temática sobre Emergências e Desastres. Donizette, afirmou que a inserção é possível e será debatida entre os membros. “É interessante que a corporação tenha um canal aberto com os prefeitos para que possam conversar sobre essa integração”, disse. Quanto à Câmara Temática, completou que a ideia é que faça parte da Câmara de Segurança Pública.
A diretora da Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp), Ester Viana, finalizou abordando as duas pautas que estão em andamento no Conselho junto aos municípios.
Uma é a assinatura de convênio para financiamento de projetos do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas (Fundocamp) com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A outra é a situação da dengue nas cidades da RMC. Sobre este tema, cada município deverá elaborar e encaminhar plano de trabalho ao Conselho.
O secretário de Saúde de Campinas, Carmino Souza, afirmou que o a dengue é um problema sério e que os prefeitos devem estar unidos e treinar as equipes de saúde para evitar mortes e prestar a assistência necessária à população.
Saiba mais sobre o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas e a Agência Metropolitana de Campinas