24/02/15 17h29

Prefeito João Cury apresenta à Investe São Paulo as vocações e atrativos de Botucatu para receber investimentos

Encontro teve como objetivo aproximar o município da Agência do Governo de São Paulo responsável por atrair empresas para o Estado

Investe São Paulo
Download Francisco Rosa/ISP

De acordo com Juan Quirós, com a finalização das obras do Parque Tecnológico, Botucatu se consolida como um excelente destino para novos investimentos

O presidente da Investe São Paulo, Juan Quirós, recebeu nesta terça-feira, 23 de fevereiro, na sede da Agência, o prefeito de Botucatu, João Cury Neto, acompanhado do secretário de Desenvolvimento, Edison Baptistão, e do deputado estadual Fernando Cury.

O encontro visa aproximar os municípios da Investe São Paulo, que é a agência do governo estadual responsável por atender os projetos de empresas privadas e apresentar as potencialidades dos municípios paulistas.

“A integração da Investe São Paulo com as prefeituras facilita o trabalho de atração de empresas para regiões que já tenham uma vocação pré-definida. Botucatu já está terminando as obras do Parque Tecnológico, o que o credencia como um excelente destino de novos investimentos”, disse Quirós.

Durante a reunião, foi debatido o potencial da cidade para receber novos empreendimentos, bem como o cadastramento do município na ferramenta on-line Área das Prefeituras.

“Ficamos impressionados com o trabalho que a Investe São Paulo tem feito para a atração de investimentos. O presidente Juan Quirós está muito focado e empenhado em identificar os diferenciais e vocação regionais. Certamente, esta aproximação com a Agência trará bons frutos para Botucatu”, comentou Edison Baptistão.

Fernando Cury destacou a importância da contribuição do Legislativo estadual no trabalho de atração de investimentos para o Estado. “Cabe a nós, parlamentares, ajudar a Investe São Paulo na interlocução com os municípios, difundindo o trabalho da Agência e facilitando a identificação do potencial das cidades”, observou.

Área das Prefeituras

Para fomentar ainda mais a interação entre as prefeituras e a Investe São Paulo, a Agência Estadual lançou o hotsite da Área das Prefeituras, que está hospedado dentro do portal da Investe São Paulo. Por meio dessa ferramenta, as prefeituras poderão cadastrar os terrenos a serem apresentados aos investidores e informar questões relativas à legislação tributária municipal, plano diretor, além de mapear os investimentos anunciados nas 645 cidades.

Parque Tecnológico Botucatu

O Parque Tecnológico Botucatu terá como objetivo principal promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável da região, por meio do fomento à inovação tecnológica em bioprocessos – procedimento tecnológico que utiliza sistemas biológicos, componentes e derivados de organismos vivos – para produção de medicamentos, insumos médico-hospitalares, compostos para fins industriais, fitoterápicos (produtos feitos com plantas medicinais), sistemas de produção agropecuários sustentáveis, produtos orgânicos, biorremediação (uso de microorganismos para recuperação de áreas contaminadas), controle biológico, serviços ambientais, caracterização e uso de resíduos.

O projeto está sendo implantado na Rodovia Gastão Dal Farra. O prédio central, com 1.800 m², conta com salas de reunião, salas de treinamento, instalações para diretoria, secretaria, administração, compras, manutenção, salas de espera, recepção, copa, sanitários, área de atendimento, hall, dois anfiteatros e auditório para 190 pessoas.

O parque deve ser inaugurado no primeiro semestre de 2015. Seis empresas assinaram carta de intenção para se instalarem no parque. Desde 2009, o município de Botucatu integra o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos.